Capa

L'Etape Brasil

Em prova histórica, Cavendish vence e se iguala a lenda do ciclismo na 13ª etapa do Tour de France

Pogakar continua na liderança da camisa amarela

09.07.2021  |  144 visualizações

O britânico Mark Cavendish (Quick-Step) se igualou ao lendário ciclista belga Eddy Merckx com a vitória desta sexta-feira (9) na 13ª etapa do Tour de France, em Carcassonne. Ao cruzar a linha de chegada em primeiro, o ciclista alcançou a 34ª vitória na competição – quarta nesta edição. Na disputa pela camisa amarela, Tadej Pogačar segue na liderança com os resultados da classificação individual.

Nos 219,9 quilômetros entre Nimes e Carcassone, Cavendish cruzou a linha de chegada com 5h04’29. O companheiro de equipe dinamarquês Michael Mørkøv ficou em segundo, com o francês Jasper Philipsen em terceiro.

“Se qualquer uma das minhas vitórias pode inspirar qualquer criança a competir o Tour quando eles crescerem, então isso é o que mais significa para mim”, disse emocionado o britânico após entrar para história.

Cavendish tem duas oportunidades para conseguir superar a marca do belga Merckx nesta edição do Tour de France. As chances serão nas provas planas na antepenúltima e última etapa, que culminarão com chegada no Champs-Elysée.

“Um aspecto importante também é a questão de quanto a equipe é importante, ou seja, todas as etapas ele está ganhando nesse tour, a equipe dele está levando. Está muito completa lá na frente defendendo ele nos momentos certos, levando ele até a chegada, ou seja, a questão time é importante. Se ele não tivesse três, quatro caras muito bons e organizados taticamente para fazer a chegada, ele talvez não conseguisse esse êxito de ganhar tantas etapas e consequentemente igualar o recorde de Merckx”, analisa o diretor de prova do L’Étape Brasil, Fernando Cheles.

Na liderança das tradicionais camisas do Tour de France, o esloveno Tadej Pogačar continua vestindo a camisa amarela (líder da classificação individual) e lidera na camisa branca (mais jovem). Já o britânico Mark Cavendish veste a camisa verde (pontos), com o colombiano Nairo Quintana na de bolinhas (líder das montanhas).

No sábado (10), os ciclistas enfrentam uma etapa de média-montanha entre Carcassonne e Quillan. Serão percorridos 183,7 quilômetros.

L’Étape Brasil | L’Étape Rio

O Brasil terá duas edições na temporada 2021. O L’Étape Rio acontecerá de 19 a 21 de novembro, na Marina da Glória, e Campos do Jordão (SP), em 26 de setembro.

A etapa do Rio terá como sede a Marina da Glória, com percursos de 111 quilômetros e 62 quilômetros pela orla carioca.

Na versão completa da prova, os ciclistas irão até o Recreio dos Bandeirantes, e logo depois retornarão a Marina da Glória para cruzarem a linha de chegada.

Os participantes serão distribuídos na área da largada em grupos de acordo com seu condicionamento físico, ou seja, os mais rápidos largarão na frente.

Todos os protocolos de segurança a saúde pública por conta da pandemia de COVID-19 serão respeitados durante a prova.

As inscrições para o L’Étape Rio podem ser feitas através do site www.letaperio.com.br.

 

Mais informações:

Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ

Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1

Leia também...
18.07.2021

Wout van Aert venceu a última etapa desta edição

17.07.2021

Pogacar domina camisa amarela e deve ser campeão desta edição

16.07.2021

Compatriota Pogacar é líder da camisa amarela

15.07.2021

Pogacar lidera três camisas desta edição