Capa

vela

Brasileiros apontados como favoritos no Norte-Americano de Optimist no México

Evento para categoria infantojuvenil de até 15 anos é realizado na costa mexicana até 5 de junho

31.05.2021  |  1.422 visualizações

A jovem equipe brasileira de Optimist participa nesta semana do Campeonato Norte-Americano da categoria, que é realizado em Nuevo Vallarta, no México, evento que reúne velejadores de 14 países. A delegação nacional com atletas de até 15 anos conta com seis meninas e nove meninos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Destaque para a atual campeã brasileira, Melissa Paradeda, filha do multicampeão de vela, Alexandre Paradeda. Outro nome do feminino que merece atenção na raia mexicana é de Valentina Guimarães, campeã brasileira infantil de 2021.

O evento atenderá todas as medidas de segurança na costa oeste mexicana. No último Campeonato Norte Americano, realizado em 2019, nas Bahamas, o Brasil foi o grande vencedor com o velejador Gustavo Campos no topo mais alto do pódio.

"A equipe Brasileira de 2021 está indo muito bem preparada, reflexo dos investimentos no desenvolvimento dos clubes, CBVela e Optibra, mas principalmente das famílias. Hoje o nível técnico do Optimist no Brasil está entre os melhores do mundo''.

''Os técnicos do Brasil são outro exemplo do avanço da classe. A Optibra ainda está trabalhando e projetos para ter um técnico nacional, que fortalecerá uma estratégia nacional'', disse Marcus Amaral, secretário nacional da Optimist Brasil.

''Ainda em relação ao Norte Americano, temos grande expectativa de vitória no feminino com as velejadoras Melissa Paradeda e Gabriela Berlinsky. No masculino, Miguel Andrade e Zion Brandão tem boas chances nas suas faixas etárias''.

A delegação brasileira de Optimist segue com agenda cheia nos próximos meses. De 20 a 27 de junho, os garotos e garotas correm o Campeonato Europeu, em Cadiz, na Espanha. Esse é o segundo evento mais importante da classe Optimist no calendário mundial. O Brasil estará representado por quatro. Do dia 20 de junho a 10 de julho será a vez do Campeonato Mundial, em Garda, na Itália.

Os integrantes da equipe são Lucas Freitas (atual bicampeão brasileiro), Alex Kuhl (duas vezes vice-campeão brasileiro), Eduardo Zeitone e Luiz Felipe Giagio (campeões brasileiros por equipe).

''Destaque na equipe verde-amarela também para Douglas Said, um garoto de origem humilde vindo de uma comunidade carente de Ilhabela, que começou a velejar em um projeto social e teve sua vida transformada pela vela. Esses são os cinco atletas da equipe Brasileira neste certame'', completou Marcus Amaral.

Sobre o Op

A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist. 

O veleiro suporta até 60 quilos e pode ser conduzido por pequenos de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, quer dizer otimista. Hoje, a organização que cuida da categoria mundialmente estima que mais de 100 mil crianças tenham um modelo. 

OptiBRA

A OptiBRA é a Associação Brasileira dos Velejadores da Classe Optimist e tem por finalidade principal o desenvolvimento da Vela infanto-juvenil pela prática segura na Classe Optimist em todo o território nacional. Também atua para incentivar, orientar, dirigir, promover, fiscalizar e divulgar a prática da Vela de competição na Classe Optimist. Apesar de todas as dificuldades mundiais impostas pela pandemia de COVID 19, o Brasil estará presente nestes certames de 2021 com equipes de nível técnico forte, com capacidade para disputar os títulos. 


SOBRE A CBVELA

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.

 

 Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net

 

Contatos na CBVela

Lara de Castro Ramos

+55 21 99604-1894

lara.ramos@cbvela.org.br
🔛 www.cbvela.org.br

 


 

 
 
 
 
 
Leia também...
29.07.2021

Equipe Brasileira de Vela pode garantir vaga com Robert Scheidt nesta sexta-feira (30). Patrícia Freitas disputará a medal race no sábado (31)

28.07.2021

Regatas desta quinta-feira (29) podem colocar bicampeão olímpico bem próximo da Medal Race. Resultados de Patrícia Freitas serão decisivos para vaga entre as 10

27.07.2021

Campeãs olímpicas se recuperam em Enoshima e Robert Scheidt mostra que está pronto para sua sexta medalha

26.07.2021

Estreias das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze (49erFx) marca terceiro dia de regatas em Enoshima