Capa

Superação é exemplo de mãe para filho na Escolinha de Triathlon em Curitiba

Um dos destaques do núcleo CPM do projeto, Leonardo Espíndola tem na mãe sua grande inspiração

28.05.2021  |  190 visualizações

Superação é o grande exemplo que passa de mãe para filho, na Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Tricampeão brasileiro na sua faixa etária e aluno do núcleo do Colégio da Polícia Militar do Paraná, Leonardo Espíndola viu a mãe enfrentar um câncer agressivo em plena pandemia de Covid-19 e superar a doença. Agora, ela espera um segundo filho, Joaquim.

Foi num exame de rotina, em 2019, que Selma dos Santos descobriu um tumor agressivo no estômago, já em estágio III. Depois do baque e das incertezas que acompanham o diagnóstico, veio o período de tratamento. Selma passou por uma cirurgia para retirada total do estômago e parte do intestino. E enfrentou várias sessões de quimioterapia, durante nove meses.

"Meu marido Eduardo e o Leonardo se mantiveram fortes ao meu lado, me dando todo o amor e carinho necessários, foram meu porto seguro. Tive muito apoio até de pessoas que não me conheciam, mas sabiam da minha história. Foi uma rede de apoio, amor, carinho e orações. Tenho certeza que isso foi fundamental para minha recuperação", conta Selma. "Sempre fui otimista em relação às adversidades, mas agora sou bem mais, dou mais valor às pequenas coisas, ao fato de ter quem amo, minha família, ao meu lado."

Vida nova

Selma entrou no chamado período de remissão, quando não se tem mais evidências do câncer, mas existe um pequeno risco de reincidência. A rotina mudou, com suplementação de vitaminas e acompanhamento com oncologista e hematologista. E então, a surpresa. A quimioterapia tinha trazido a menopausa precoce. Mas, durante um ultrassom feito este ano, foi descoberta a nova gravidez, já com dois meses.

"Foi uma descoberta linda, mas também vieram as preocupações, porque estamos num período muito perigoso de pandemia, e acabei de passar por um momento complicado relacionado à saúde. E já tenho 41 anos. Não planejávamos ter um filho, nossa intenção era adotar. Mas nada na nossa vida acontece por acaso", explica Selma.

Para o filho Leonardo, a superação mostrada por Selma se reflete em toda a sua formação, nos estudos, no esporte e na vida. "Esse período de tratamento da selma fez com que nossa família se unisse ainda mais, aprendemos a valorizar mais a vida. E a superação dela nos ensina a não desistir jamais e sempre buscar nossos objetivos. É o que passamos para o Léo. Hoje ele está mais carinhoso, mais preocupado e sensível com o bebê, diz que vai ser triatleta e não vê a hora de treinar com o Joaquim", conta o pai, Eduardo Espíndola.

Exemplo na educação

Além da história de superação, Selma também é uma grande influência para Leonardo na educação. Professora de Educação Infantil da Prefeitura de Curitiba há 15 anos, ela sempre busca passar ao filho a importância da dedicação aos estudos. E a inspiração de Selma vem da própria mãe, também professora.

"Passei minha infância e juventude acompanhando minha mãe, a ajudava na organização de atividades para as crianças, e a admirava sempre por ser tão dedicada em sua profissão. Por isso abracei essa profissão".

O exemplo de dedicação trouxe resultados. No esporte, Leonardo é tricampeão brasileiro na sua faixa etária, entre outras muitas vitórias. Nos estudos, tem bolsa de estudos no colégio e no Método Kumon, voltado para o aprimoramento escolar. E, em 2019, Leonardo recebeu a medalha de honra ao Mérito da cidade de Curitiba, entregue pelo prefeito Rafael Greca.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Assegurar às crianças e adolescentes uma educação de qualidade por meio do esporte, é uma das metas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto está comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU.

A Agenda 2030 tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles a erradicação da pobreza, conquista da saúde e bem-estar, educação de qualidade para todos e igualdade de gêneros. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende mais de 80 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Rede Condor.

 

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite 
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

Leia também...
28.07.2021

Projeto inovou com aulas virtuais, e agora planeja ações mais abrangentes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes

02.06.2021

Ação inédita do projeto, em todos os núcleos no País, pretende aproximar pais, professores e psicólogos para orientar os jovens

07.04.2021

Projeto se compromete com a redução de desigualdades por meio do esporte como ferramenta de educação e inclusão

24.03.2021

Destaques do grupo de alto rendimento, Gabrielle Lemes, Alice Tinelli e Fernanda Nardino refletem o trabalho do projeto em prol do empoderamento feminino