Capa

Escolinha de Triathlon em Itu foca na formação social das crianças

Além das técnicas do esporte, professores transmitem aos alunos noções de alimentação e saúde, respeito, disciplina e trabalho em equipe

27.05.2021  |  244 visualizações

Para os triatletas mirins de Itu, a rotina de treinos vai muito além do nada, pedala e corre. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, as aulas incorporaram também a conscientização sobre os cuidados com a saúde, ainda mais importantes durante a pandemia. E abordam valores importantes como respeito, disciplina, trabalho em equipe e solidariedade. O objetivo do projeto é educar a garotada para a vida.

Pilar do projeto, com cinco anos de experiência no desenvolvimento das categorias de base, a educação está presente na orientação pedagógica dos professores. Questões como organização das tarefas e dos materiais de treino, boa alimentação e hábitos saudáveis caminham juntas com os exercícios de coordenação motora e técnicas do triathlon. Sempre respeitando a faixa etária e nível de desenvolvimento das crianças.

"Antes da aula, sempre sento para conversar um pouco com as crianças, e falo muito sobre a importância deles cooperarem uns com os outros, de estarem sempre juntos, se ajudando. E busco conscientizar para os cuidados com a saúde e a alimentação, pego no pé deles quanto à organização dos materiais deles durante as aulas", explica o professor Thiago Mantovani. "Para a idade deles, o triathlon é secundário. Claro que o esporte caminha junto com a educação, mas primeiro formamos cidadãos, para depois formarmos atletas."

O envolvimento dos pais também é fundamental para a formação da garotada. "Também converso com os pais para que eles participem das atividades das crianças e as ajudem a se organizar, porque algumas são ainda novinhas, e, com essa ajuda, vão ganhando mais responsabilidade conforme crescem".

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Assegurar às crianças e adolescentes uma educação de qualidade por meio do esporte, é uma das metas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto está comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU.

A Agenda 2030 tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles a erradicação da pobreza, conquista da saúde e bem-estar, educação de qualidade para todos e igualdade de gêneros. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite 
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

Leia também...
16.07.2021

Ação da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em seu segundo ano no interior paulista, reúne aulas lúdicas e ajuda a moradores de rua

29.06.2021

Ação inédita do projeto, em todos os núcleos no País, pretende aproximar pais, professores e psicólogos para orientar e apoiar os jovens durante a pandemia

14.04.2021

Escolinha de Triathlon leva diversificação e brincadeiras para os treinos online, conquistando engajamento da garotada

16.03.2021

Projeto valoriza empoderamento das meninas, ajudando a descobrir e desenvolver habilidades para o esporte