Capa

Escolinha de Triathlon mira no lado lúdico do esporte e na conscientização na volta às aulas

Em Aquiraz, readaptação das crianças aos exercícios físicos exige paciência, criatividade e atenção especial à prevenção contra o coronavírus

18.05.2021  |  122 visualizações

Com a volta dos triatletas mirins aos treinos presenciais, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem vivido um outro desafio, em Aquiraz. Desde o início deste mês, os professores do projeto reforçam a segurança e a conscientização sobre a pandemia de coronavírus. E usam a criatividade para acelerar a readaptação dos pequenos à rotina de exercícios de nada, pedala e corre.

O retorno às aulas presenciais foi gradual, com a garotada buscando retomar o ritmo. A readaptação vem sendo feita de acordo com o ritmo da criançada, com exercícios básicos. Para despertar novamente o entusiasmo dos triatletas mirins, os professores também recorrem a brincadeiras. A "tática" já mostrou resultados, com mais alunos retornando aos treinos.

"Faço com que as aulas sejam participativas. Os alunos pedem algumas brincadeiras de que gostam muito, e eu faço no dia, ou negocio para fazer no dia seguinte. E às vezes adapto a mesma brincadeira feita na natação, por exemplo, passando para a corrida", conta o professor Bruno Vieiras. "Assim eles se sentem incluídos, por participarem do planejamento das aulas, e se divertem."

Segurança e conscientização

Para proporcionar um ambiente de treinos adequado, durante a pandemia de Covid-19, a Escolinha de Triathlon manteve o distanciamento social entre os alunos. Também reforçou medidas de prevenção como a medição de temperatura, o uso de máscaras e álcool em gel e higienização de todos os equipamentos equipamentos. E focou na educação e conscientização das crianças.

"Conversamos muito com os alunos sobre a importância da higiene. Sempre orientando para que eles usem a máscara e o álcool em gel, e tomem banho logo que chegarem em casa, para não levar o vírus para casa nem trazer para o projeto. Também explicamos a eles o que significa eles serem vetores vetores do Covid-19", explica o professor Bruno Vieiras, do núcleo de Aquiraz da Escolinha. "Os pais acompanharam todo o processo, viram que o ambiente em que trabalhamos é seguro, e se sentiram bem para mandar os filhos novamente para as aulas."

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aquiraz. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Cegás.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite 
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

Leia também...
21.07.2021

Escolinha de Triathlon Formando Campeões é ferramenta de apoio aos estudos em tempos de aulas remotas no Ceará

30.06.2021

Ação inédita do projeto, em todos os núcleos no País, pretende aproximar pais, professores e psicólogos para orientar e apoiar os jovens durante a pandemia

08.04.2021

Aos 10 anos, José Kleberson, o Café, conquistou colegas e até atletas profissionais com sua personalidade e talento

18.03.2021

Aluna da Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem a avó como exemplo e grande incentivadora