Capa

Mãe de três triatletas mirins é inspiração em Campinas (SP)

Presença ativa rotina de treinos ajuda garotada a se desenvolver na Escolinha de Triathlon Formando Campeões

05.05.2021  |  197 visualizações

O vínculo único entre mães e filhos também é fundamental para o desenvolvimento a garotada nos esportes. E a Escolinha de Triathlon Formando Campeões conta com mães que vestem a camisa do projeto. Com seus três filhos praticando o esporte, em Campinas, Elisaine Correa Pereira é um bom exemplo dessa dedicação.

Elisaine, de 37 anos, dedica todo o seu tempo aos três filhos: Leonardo, 13 anos, Ana Clara, 10, e Luana, 9. É ela quem coordena toda a rotina de estudos pela manhã, treinos de triathlon à tarde, jogos de futebol à noite e as tarefas de casa. E faz questão de estar presente em todas as atividades, para incentivá-los.

"Nós temos uma agenda diária, com distribuição de tarefas de casa para cada um, fora as aulas da escola, o tempo para as lições e os esportes. É bem corrido", explica Elisaine. "Eles gostam muito de esportes, e tento participar de todos. Quero que eles tenham uma educação de qualidade."

Educação por meio do triathlon

Com tantas atividades na rotina da família, o triathlon acabou sendo uma opção para dar mais disciplina e momentos de união entre Leonardo, Ana Clara e Luana. Os exercícios intensos de "nada, pedala e corre" ajudaram tanto no comportamento e na evolução escolar, como na evolução no esporte

"Eles são literalmente nossos melhores alunos. O Léo é o mais completo. Nada Muito, pedala bem e tem fôlego para correr. A Ana Clara é uma das cinco melhores meninas, também, principalmente na bike. São crianças diferenciadas, que brincam na rua, se divertem longe do computador", analisa o professor Luiz Henrique Vidal. "Pelo tanto de esporte que eles fazem, com certeza é influência da mãe, da dedicação dela. É bem gratificante ver uma mãe se doando assim pelos filhos. Afinal, o esporte salva e forma cidadãos."

Inspirada na própria mãe, Elisaine quer transmitir aos filhos a importância de ser solidário, ajudar os outros e se dedicar para conquistar seus objetivos, sem prejudicar ninguém. Valores que também estão presentes no triathlon.

"Não tenho tempo só para mim, mas está valendo muito a pena. Sonho em um dia ter minha casa própria e fazer uma faculdade. Mas também quero que meus filhos se empenhem e consigam conquistar todos os seus sonhos. E sempre unidos", destaca.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite 
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

 

Leia também...
13.07.2021

Evento realizado semana passada contou com entrega de certificados para os alunos pelas mãos do padrinho Juraci Moreira

02.06.2021

Ação inédita do projeto, em todos os núcleos no País, pretende aproximar pais, professores e psicólogos para orientar e apoiar os jovens durante a pandemia

20.04.2021

Projeto voltado para as crianças adotou animal como símbolo do triathlon praticado com prazer, solidariedade e busca de superação

26.03.2021

Parceria de mãe e filha no projeto em Campinas, São Paulo, mostra como o esporte pode ser uma ferramenta de união e aprendizado mútuo