Capa

Ingo Hoffman Instituto

Projeto esportivo mantêm crianças e familiares do Instituto Ingo Hoffmann em atividade

Famílias do Instituto em Ação é modelo na promoção de saúde e bem-estar para enfrentar o período de pandemia

20.04.2021  |  204 visualizações

O esporte é parte essencial do apoio às crianças em tratamento de câncer e suas famílias, no Instituto Ingo Hoffmann. Única parceira do Centro Infantil Boldrini, em Campinas, a manter as portas abertas durante toda a pandemia, a instituição segue com as atividades físicas. No projeto Famílias do Instituto em Ação Esporte, tanto os pequenos como os adultos contam com brincadeiras e exercícios para enfrentar o momento delicado.

Os pais abrigados no Instituto Ingo Hoffmann contam com uma academia completa para se exercitar, com esteiras, bicicletas ergométricas, halteres e bola de pilates, além de profissional que acompanha e instrui as atividades. Desde o início da pandemia, o espaço foi adaptado, com maior atenção à higiene, obrigatoriedade de uso deálcool em gel e restrição no número de praticantes no local.

Já para as crianças, o foco é criar atividades para divertir e estimular algumas partes fundamentais do corpo, como reflexo e funcionamento do cérebro. Entre eles, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e brincadeiras como "batata quente". As brincadeiras também são uma importante ferramenta para elas enfrentarem o tratamento de câncer, mantendo o ânimo e a autoestima.

"A atividade física promove uma sensação de bem estar e diminui o estresse e a ansiedade, os sintomas que mais acometem os acompanhantes das crianças em tratamento oncológico. E é ainda mais importante nesse período de pandemia, porque ajuda a combater doenças crônicas como a obesidade, um dos fatores de risco para a Covid-19", comenta a educadora física Gabriela Silva, responsável pelas atividades do projeto.

Famílias do Instituto em Ação Esporte

O objetivo do projeto é oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças e suas respectivas famílias em tratamento do câncer, atendidos pelo Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial em tratamento de crianças, no interior paulista.

A viabilidade do projeto de esporte, denominado Famílias do Instituto em Ação Esporte, se dá através da Lei de Incentivo ao Esporte, programa de incentivo do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial do Esporte e tem como patrocinadores: CI&T, ABL Antibióticos do Brasil, Stoller e WestRock.

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

 

Saiba mais sobre como doar pelo site: http://www.ingohoffmann.org.br

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀ Juliana Leite

📧 juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

📱+55 11 99119-8185

🔛 www.onboardsports.net

Leia também...
21.07.2021

Pais e mães de crianças em tratamento de câncer contam com academia completa para manter o condicionamento físico e combater o estresse e a ansiedade

22.12.2020

Famílias do Instituto em Ação Esporte proporcionou recreação, lazer e atividade física parar lidar com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19

18.11.2020

Família da Aldeia Funil participa do projeto Famílias do Instituto em Ação - Esporte

15.10.2020

Profissionais de educação física contribuem para o desenvolvimento infantil das crianças em tratamento do câncer