Capa

Triathlon ameniza impactos do isolamento social para crianças e adolescentes

Projeto esportivo em Campinas ajuda a diminuir ansiedade e mantém o bem estar

16.02.2021  |  352 visualizações

Ansiedade e estresse também são sentimentos comuns entre as crianças e adolescentes, durante a pandemia de coronavírus. Para combater o impacto gerado pela falta de convívio com pessoas da mesma faixa etária, em Campinas, São Paulo, a família de Rebeca Alessandra Leite de Oliveira, de 13 anos, apostou no triathlon.

Deprimida devido ao isolamento social e a falta de atividades, Rebeca foi inscrita na Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Referência na formação das categorias de base do esporte, o projeto dá a alunos de escolas públicas entre 8 e 16 anos a chance de praticar um esporte olímpico com estrutura profissional, de forma gratuita.

"Ela era muito tímida, quieta. E estava muito sozinha em casa. Logo no começo, ficou com um pouco de medo porque estava sedentária. Mas acabou gostando muito de participar", conta a mãe, Marta Alessandra de Souza Leite. "Agora é bem mais ativa, comunicativa e dedicada aos treinos."

Além do comportamento, a sensação de ansiedade e tristeza pelo isolamento também diminuiu, graças à endorfina liberada pelos exercícios. O entusiasmo pelo esporte foi tanto que Rebeca passou a treinar também em casa, colocando em prática o que aprende nas aulas na Escolinha de Triahtlon. Ela mesma monta, com os cones comprados pela mãe, o circuito para as manobras de bike. E também coloca o irmão e os primos para se exercitar ao seu lado.

"Hoje a Rebeca é, disparado, uma das nossas melhores alunas. É uma das mais dedicadas, uma menina bem especial", elogia o treinador Luiz Henrique Castilho.

As aulas em Campinas são dadas na Lagoa Taquaral, no Parque Portugal. Observando todas as normas referentes à pandemia de coronavírus, as turmas são divididas em grupos pequenos, com distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Enquanto a piscina permanece fechada, os treinos seguem focados no ciclismo, corrida e duathlon.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 500 crianças e adolescentes em 11 núcleos espalhados pelo Paraná, São Paulo e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite 
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

Leia também...
13.07.2021

Evento realizado semana passada contou com entrega de certificados para os alunos pelas mãos do padrinho Juraci Moreira

02.06.2021

Ação inédita do projeto, em todos os núcleos no País, pretende aproximar pais, professores e psicólogos para orientar e apoiar os jovens durante a pandemia

05.05.2021

Presença ativa rotina de treinos ajuda garotada a se desenvolver na Escolinha de Triathlon Formando Campeões

20.04.2021

Projeto voltado para as crianças adotou animal como símbolo do triathlon praticado com prazer, solidariedade e busca de superação