Capa

Ingo Hoffman Instituto

Projeto cultural ajuda a enfrentar ano difícil no Instituto Ingo Hoffmann

Famílias do Instituto em Ação Cultura encerrou 2020 como ferramenta fundamental para lidar com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19

22.12.2020  |  377 visualizações

A arte e a cultura mostraram ser fundamentais no apoio às famílias em tratamento de câncer, num ano marcado pela pandemia de Covid-19. Para enfrentar o isolamento social ainda mais restrito no Instituto Ingo Hoffmann, em Campinas, o projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura se reinventou. Com adaptações e medidas de segurança, criou novas conexões com crianças e adultos, ajudando-os a superar o momento difícil por meio de oficinas e espetáculos.

Conexão foi a palavra-chave em 2020. A equipe de arte-educadores desenvolveu ações que interligaram as temáticas abordadas nas oficinas de música, literatura e artes visuais. Com isso, conseguiu um maior engajamento das crianças e seus pais. Atividades como o teatro de sombras garantiram o interesse do público mesmo com o uso da divisória de acrílico separando os profissionais dos pacientes e familiares.

Outra novidade foi a criação de um canal no Youtube, chamado Instituto Ingo Hoffmann, com a disponibilização de vídeos produzidos pelos arte-educadores. Todo o material audiovisual gerado a partir das oficinas culturais. passou a ser publicado no canal, garantindo o acesso de todas as famílias às atividades.

"Este foi um ano difícil, pela pandemia e por todas as adversidades que ela trouxe. Conseguimos implementar protocolos sanitários que nos permitiram executar um excelente projeto. E tivemos um bom feedback das famílias. Elas nos mostraram o quanto foi importante, num momento de isolamento social ainda mais restrito, esse convívio com a cultura e a arte" celebra Rafael Cabello, coordenador das atividades culturais no Instituto Ingo Hoffmann. "E foi muito importante a participação de todos os arte-educadores, que se doaram, com muita criatividade, fortalecendo os vínculos e garantindo a qualidade de todo o atendimento sociocultural do nosso projeto."

Retomada das atividades com medidas de segurança

As oficinas foram retomadas na penúltima semana de setembro, após passar por uma série de readequações, visando a segurança das crianças e familiares. O uso de máscaras e álcool em gel tornou-se obrigatório para todos. As atividades passaram a ser realizadas em espaço aberto adequado ao distanciamento necessário, com uma divisória de acrílico colocada no local onde ficavam os profissionais. Os horários também foram reorganizados, e tanto os materiais usados como o ambiente passaram por higienização constante.

Já os espetáculos de teatro e música retornaram em novembro, seguindo uma agenda intensa, com apresentações semanais, até o dia 10 deste mês. O desafio era recuperar o tempo perdido e levar um pouco de alegria às famílias num ano ainda mais difícil.

"Encerramos o ano com dois espetáculos, um de música e outro de teatro de bonecos. E as famílias participaram demais, com muita alegria. Neste ano, as famílias abrigadas no Instituto Ingo Hoffmann estão muito participativas, se envolvendo bastante com as oficinas e com os espetáculos. Isso mostra o quanto o projeto foi ainda mais importante em 2020", destaca Rafael Cabello.

A viabilidade do projeto de cultura, denominado Calendário de Atividades Socioculturais - Plano Anual | Ano 2, se dá através da Lei de Incentivo a Cultura, programa de incentivo do Ministério da Cidadania e tem como patrocinadores: DHL, ABL Antibióticos do Brasil, Sodexo, Banco Safra, Usina São Domingos, Besins Healthcare, Alibra e 2º Tabelião de Protesto de Campinas, com elaboração, capitação e execução da Behind Esporte e Cultura.

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Mais informações em: http://www.ingohoffmann.org.br

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀ Juliana Leite

📧 juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

📱+55 11 99119-8185

🔛 www.onboardsports.net

Leia também...
11.12.2020

Apresentações encantaram crianças e adultos nesta quinta-feira (10), fechando as atividades do projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura

08.12.2020

Espetáculos de música e teatro encerram atividades do projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura, nesta quinta-feira (10)

04.12.2020

Duo Pedro Gava e Alê Giaimo apresentaram um repertório cheio de músicas animadas de várias regiões do Brasil, nesta quinta-feira (3) em Campinas

01.12.2020

Duo Pedro Gava e Alê Giaimo se apresentam para famílias abrigadas no Instituto Ingo Hoffmann nesta quinta-feira (3)