Capa

Ingo Hoffman Instituto

Música popular brasileira faz a festa das crianças do Instituto Ingo Hoffmann

Duo Pedro Gava e Alê Giaimo apresentaram um repertório cheio de músicas animadas de várias regiões do Brasil, nesta quinta-feira (3) em Campinas

04.12.2020  |  254 visualizações

Temas de festa junina, canções tipicamente caipiras e músicas tradicionais do nordeste promoveram uma tarde de festa para as famílias abrigadas no Instituto Ingo Hoffmann. Nesta quinta-feira (3), o Duo Pedro Gava e Alê Giaimo viajou pela música popular e regional do Brasil, armados de viola e sanfona.

A ação faz parte do projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura. O objetivo é oferecer mais conforto, bem-estar e momentos de alegria para as crianças e seus familiares, no difícil período do tratamento de câncer.

"Eu já fiz shows infantis com a viola, mas estava um pouquinho apreensivo. Porque a música caipira tem um lado mais melancólico, de saudade. Então quisemos trazer esse repertorio mais alegre, pra cima, que cativasse também as crianças, não só os adultos", explicou o violeiro Pedro Gava. "E a música instrumental é mais difícil para as crianças, elas não conseguem parar para escutar. Por isso, trouxemos canções conhecidas pelos pais, que eles possam passar para os filhos, e possibilitar outras sonoridades para a garotada."

Músicas de nomes como Tião Carreiro, Luiz Gonzaga e Gilberto Gil levantaram o público, que chegou a acompanhar com palmas. O Duo Pedro Gava e Alê Giaimo ainda contou com a participação de Gabriel Peregrino, responsável pelas oficinas de música no Instituto. Eles lembraram algumas canções que as crianças e familiares abrigados na instituição já conhecem bem das oficinas, e puderam cantar junto. Houve até quem participasse pedindo uma canção especial.

"Hoje o espetáculo foi maravilhoso, os músicos estão de parabéns. Eu pedi a eles a música Tristeza do Jeca, porque acho muito bonita. Até cantei ela aqui esta semana, junto com o tio Gabriel", contou Hernandes da Silva, que veio do Tocantins há dois meses para se tratar de uma leucemia.

O espetáculo seguiu todos os protocolos de segurança e higiene referentes à pandemia de Covid-19. O palco da área externa do Instituto foi protegido com uma divisória de acrílico. Toda a equipe envolvida no evento usou máscaras e álcool em gel, mantendo também o distanciamento social.

A viabilidade do projeto de cultura, denominado Calendário de Atividades Socioculturais - Plano Anual | Ano 2, se dá através da Lei de Incentivo a Cultura, programa de incentivo do Ministério da Cidadania e tem como patrocinadores: DHL, ABL Antibióticos do Brasil, Sodexo, Banco Safra, Usina São Domingos, Besins Healthcare, Alibra e 2º Tabelião de Protesto de Campinas, com elaboração, capitação e execução da Behind Esporte e Cultura.

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Mais informações em: http://www.ingohoffmann.org.br

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀ Juliana Leite

📧 juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

📱+55 11 99119-8185

🔛 www.onboardsports.net

Leia também...
22.12.2020

Famílias do Instituto em Ação Cultura encerrou 2020 como ferramenta fundamental para lidar com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19

11.12.2020

Apresentações encantaram crianças e adultos nesta quinta-feira (10), fechando as atividades do projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura

08.12.2020

Espetáculos de música e teatro encerram atividades do projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura, nesta quinta-feira (10)

01.12.2020

Duo Pedro Gava e Alê Giaimo se apresentam para famílias abrigadas no Instituto Ingo Hoffmann nesta quinta-feira (3)