Capa

Música clássica será a atração para crianças do Instituto Ingo Hoffmann, nesta quinta (26)

24.11.2020  |    461 visualizações

Espetáculo inédito contará com repertório de peças brasileiras eruditas e populares, incluindo arranjos exclusivos para músicas infantis

Um concerto inédito de música clássica será a atração desta quinta-feira (26) no Instituto Ingo Hoffmann. O Quarteto de Cordas de Vinhedo preparou um programa exclusivo para as crianças e familiares abrigados na instituição de Campinas, em São Paulo. O repertório vai da música clássica à popular, com muitas músicas infantis.

As famílias do Instituto Hoffmann já vêm tendo experiências com instrumentos que passam pela música erudita e pela música popular. Em oficinas semanais, eles aprendem sobre os instrumentos e como manuseá-los. O objetivo é levar entretenimento e bem-estar durante o difícil tratamento de câncer, sem perder de vista a educação. Diversos estudos mostram que a música clássica potencializa a memória, a criatividade, o raciocínio espaço-temporal e a coordenação motora das crianças.

Mas a apresentação desta quinta-feira será o primeiro concerto que as crianças e seus pais verão. Por isso, o Quarteto de Cordas de Vinhedo pensou em músicas que dialoguem com a memória e a cultura do público presente. O repertório terá apenas peças brasileiras, clássicas e populares, e inclui de Villa Lobos a Toquinho. Também foram criados arranjos exclusivos de peças infantis para o espetáculo em Campinas.

"Preparamos um repertório que lembre ao público a nossa identidade como brasileiros, essa união de culturas de várias regiões", explica o violinista Acauan Normanton. "Para quem não está acostumado a usufruir a música clássica, pode parecer estranho ficar sentado escutando esse tipo de som. Por isso, pensamos em peças que falem mais ao público do Instituto, que tenham a ver com a memória e a realidade deles. Para nós, música é comunicação."

O Quarteto de Cordas de Vinhedo

Formado em 2008, o Quarteto de Cordas de Vinhedo integra a Associação Musical de Vinhedo. A formação atual conta com Acauan Normanton no 1º violino, Guilherme Duarte no 2º violino, Erick Roberto Jacinto na viola e Marcelo Meneguesso no violoncelo.

O grupo é especializado em música de câmara, clássico e barroco. As apresentações costumam ser realizadas na Secretaria de Cultura de Vinhedo, no Auditório Municipal de Vinhedo e em cidades próximas.

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Mais informações em: http://www.ingohoffmann.org.br

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀ Juliana Leite

📧 juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

📱+55 11 99119-8185

🔛 www.onboardsports.net

 

Leia também...
01.02.2023

Projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura abriu sua programação no final de janeiro com música para crianças e adultos

19.12.2022

Projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura retomou as atividades em 2022, após a pandemia de Coronavírus

14.10.2022

Grupo Cantavento apresentou espetáculo especial na quinta-feira (13), com repertório da cultura popular brasileira e muita interação

03.10.2022

Famílias do Instituto em Ação Cultura leva experiência a profissionais de outras instituições de São Paulo