Educação aliada ao esporte, para formar cidadãos de sucesso. Essa é a receita que tornou a Escolinha de Triathlon Formando Campeões uma referência em projetos sociais no Brasil. E os professores, que comemoram seu dia neste 15 de outubro, têm papel fundamental.
Muito além de treinar os alunos nas três modalidades do triathlon, os profissionais de educação física da Escolinha auxiliam as crianças na rotina da sala de aula e no ambiente familiar. Os professores também assumem a responsabilidade pela formação de caráter dos triatletas mirins. Em Aquiraz, essa responsabilidade é do coordenador Ronaldo Ribeiro da Cruz e do professor Bruno Vieira dos Santos, com auxílio do estagiário Rivaldo Almeida de Sena.
"Nós não podemos nos restringir a passar planilhas de treino, ensinar técnicas de triathlon. Precisamos estar atentos às necessidades pessoais de cada aluno. São crianças que estão se desenvolvendo, se descobrindo, e precisam de uma boa orientação para seguir um caminho saudável e bem estruturado", Ronaldo Ribeiro da Cruz, coordenador da Escolinha em Aquiraz.
O núcleo de Aquiraz foi criado em julho, marcando uma fase de expansão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, referência na formação das categorias de base da modalidade após cinco anos de trabalho em Curitiba, Paraná. Na cidade cearense próxima a Fortaleza, o projeto disponibilizou 50 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, que terão a chance de praticar um esporte olímpico com estrutura profissional.
As aulas começaram no dia 10 de agosto, com restrições impostas pelas autoridades de saúde em relação ao COVID-19, seguindo todos os protocolos de segurança. Tanto a turma da manhã como a da tarde foram divididas em dois turnos, de 12 e 13 alunos, com uma hora de atividades para cada um. Após a liberação total das atividades, as turmas serão compostas por 25 alunos de manhã e outros 25 à tarde, com duas horas de atividades em cada encontro.
A FETRIECE
Pioneira em projetos sociais voltados para a formação social por meio do esporte, a Federação de Triathlon do Estado do Ceará foi criada em 1994. A partir de 2004, quando Fátima Figueiredo assumiu a presidência, a FETRIECE criou o projeto Novos Talentos, com seis núcleos distribuídos por Fortaleza, visando o desenvolvimento do esporte em toda a região e a formação de novos triatletas.
Hoje, a FETRIECE administra vários outros projetos sociais, entre eles o Atleta Cidadão. O projeto beneficia mais de 4.500 alunos de comunidades carentes, em 80 núcleos espalhados por Fortaleza, com a prática de diversos esportes.
A Fetriece conta atualmente com 256 atletas federados e é considerada referência nacional na revelação de grandes valores e talentos para o triathlon nacional, como Antônio Marcos e Wesley Matos, bicampeões no Quadro Geral de Medalhas da Confederação Brasileira de Triathlon.
Formando Campeões
Em Aquiraz os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Cegás.
Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões
------------
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
🏃♀️ Juliana Leite
📧 juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱 +55 11 99119-8185
🔛 www.onboardsports.net
Treinamentos do início da temporada são adaptados para respeitar o desenvolvimento físico da garotada
Projeto social encerrou 2022 com alunos aprimorando técnicas de natação e mais experiências em situação de prova
Crianças mais novas de Aquiraz, Aracati, Cascavel, Caucaia e Maracanaú fizeram seu primeiro "nada, pedala e corre" completo, diante de toda a comunidade
Conversas sobre a importância de cuidar da natureza e ações de limpeza fazem parte do projeto