A história da Família Previdi será destaque na lista de palestras e workshops do VelaShow, que será realizado de 3 a 5 de abril, no Clube Naval Charitas, localizado nos arredores da Baía de Guanabara, em Niterói (RJ). Os integrantes da família, que vivem à bordo do multicasco, apresentam a palestra "Morando no veleiro com crianças". Eles vão contar os detalhes de como concretizar o sonho e a rotina dos seus três primeiros anos no mar.
O Catamarã Guina conta com a tripulação completa da família Previdi composta por Jamille e Fernando, e os filhos André (8 anos) e Laura Previdi (6 anos). Há três anos, a família de classe média raspou todas as economias e largou tudo para morar em um veleiro catamarã com os filhos.
Foram sete anos entre planejamento, venda da casa em São Paulo, mudança de profissão e compra do barco. Jamille e Fernando se mudaram paro o barco em janeiro de 2017, levando Laura, na época com três anos e André, com 5 anos.
Antes de se mudar para o veleiro, eles moraram três anos na cidade de Porto Alegre (RS), enquanto terminavam de construir e preparar o barco.
"Partimos de Porto Alegre e subimos o litoral do Rio Grande do Sul até Florianópolis/SC, em um misto de realização, encanto e algumas angústias. Fizemos ainda uma parada em Porto Belo, até subimos a costa de SC e PR até Ilhabela/SP, onde nos sentimos no quintal de casa", comentou Fernando Previdi.
Jamille e as crianças se adaptaram rápido. Curtiam bastante a nova vida a bordo enquanto Fernando ainda era atormentado por dúvidas e compromissos com trabalho "home-office" que ainda o conectava com São Paulo.
"Foram necessários quase dois anos morando a bordo para conseguir encontrar o equilíbrio financeiro e me livrar de vez do trabalho que fazia em terra, e o que me manteve "preso" no meio do caminho, sem conseguir aproveitar plenamente a nova vida no mar", comentou Fernando.
HomeSchooling
Mais recentemente, eles conseguiram resolver um "nó" que os mantinham na maior do tempo em Ilhabela: a escola das crianças. A família adotou o HomeScholling, o ensino doméstico que é aquele leccionado no domicílio do aluno, por um familiar ou por pessoa que com ele habite.
"A nova fase veio com o início das aulas a bordo, que trouxe ainda mais a união e integração da família, em contato com uma paz interior, que muitas vezes parece estar conectada com a força do mar, e o brilho das estrelas", contou.
Fernando, era analista de sistemas e Jamile, enfermeira. O dia a dia morando no barco com duas crianças não é fácil e se desligaram "do mundo normal" em terra e decidiram morar no barco.
"A gente conta como é o dia a dia das crianças. A consciência ecológica que você ganha morando no barco. Esse ano a gente vai falar bastante sobre o HomeSchooling, dentro do barco que é algo que chama muita atenção. A gente vai explicar como a gente sobrevive financeiramente, e fazemos um breve resumo de como foi a nossa história.", completa.
Os palestrantes foram escolhidos pelos organizadores por abordarem todo o segmento de vela no País, incluindo competições, travessias entre oceanos e vida a bordo.
O VelaShow 2020 reunirá também regatas com os barcos das classes RGS, ORC, IRC e Bico de Proa abrindo o calendário, depois uma competição para os monotipos Laser e Dingue e Optimist.
Para saber mais sobre o evento, acesse o site: www.velashow.com.
-----
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
🏃♂️Flavio Perez e Katarine Monteiro
📧 flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net
Evento 100% dedicado à modalidade vela foi realizado no litoral norte paulista em junho
Exposição de vela é realizada na Escola Lars Grael em Ilhabela (SP)
O evento reúne os principais nomes da cadeia produtiva de vela, náutica, turismo e serviços
Quarta edição da feira 100% de vela será de 14 a 16 de junho