Capa

Barco dos Estados Unidos vence regata de abertura do Mundial de Snipe 2019

08.10.2019  |    814 visualizações

Barco norte-americano formado por Asher Zittrer e Watt ganha a prova na última manobra

O Mundial de Snipe 2019 começou nesta terça-feira (8) com 70 barcos de 11 países. A principal competição da categoria é disputada na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela (SP), e terá ao todo nove regatas com dois descartes. A primeira foi disputada no Canal de São Sebastião, mais perto do continente, com média de 8 nós de vento soprando na direção sul.

O vencedor da única prova do dia foi o barco norte-americano formado por Asher Zittrer e Watt Duffy. A dupla ultrapassou os japoneses Naoki Inoue e Matasataka Kojima na última manobra e garantiu o resultado quase ao cruzar a linha de chegada. Logo atrás dos asiáticos, em terceiro, finalizaram os brasileiros Rafael Gagliotti e Henrique Wisniewski.

''O segredo da vitória foi o Asher [Zittrer]. É um velejador que treina muito e faz parecer fácil as coisas. Mas não são fáceis. Nossa comunicação a bordo foi ótima'', contou Watt Duffy. 

Com apenas 18 anos, Asher Zittrer é um dos velejadores mais novos da competição internacional em Ilhabela (SP). Perguntado sobre o que esperar das próximas regatas, o jovem atleta texano disse que é preciso ter sorte como na de hoje.

Os Estados Unidos contam com dez equipe em Ilhabela (SP) e, para melhorar o desempenho do grupo, a delegação contratou dois treinadores: o argentino Leandro Spina e o brasileiro Juan de la Fuente, que conhece bem a raia com anos de experiências em regatas locais.

''Tentamos ajudar com algumas informações da ilha. Deu certo e eles se saíram muito bem na regata de estreia'', explicou Juan de La Fuente. 

Resultados completos em https://2019.snipeworlds.org/

Em número de barcos, Brasil lidera com 24 barcos inscritos! A Argentina vem logo atrás com 12, seguida por Espanha, Estados Unidos e Japão. Os melhores brasileiros na primeira regata do Mundial de snipe 2019 foram Rafael Gagliotti e Henrique Wisniewski, com o terceiro lugar.

''Foi uma regata bem difícil. Essa condição de sul já é difícil com vento constante, quanto mais com intensidade fraca. É preciso estar preparado e contar também com a sorte'', contou Rafael Gagliotti.

O proeiro Henrique Wisniewski reforçou que a dupla soube tomar boas decisões na regata, andando bem principalmente no vento de popa. ''O primeiro passo é conseguir largar numa regata com tantos barcos, o que é difícil. Agora esperar ventos melhores para o decorrer do campeonato''.

A comissão de regatas deve fazer até três provas nesta quarta-feira (9), mas a previsão para o litoral norte de São Paulo é de chuva durante o dia.

Mundial Júnior

O Mundial Júnior de Snipe 2019 foi decidido na última das nove regatas em Ilhabela (SP) no sábado (5). Os cariocas Gustavo Abdulklesh e Leonardo Motta ficaram com a medalha de ouro superando em pontos os portugueses Mafalda Pires de Lima e Tomas Pires de Lima, que terminaram com a prata.

A terceira colocação do evento foi para os baianos Rafael Rizzato e Gerald Wicks, vencedores da última prova do calendário neste sábado (5).

O resultado de Gustavo Abdulklesh e Leonardo Motta mantém a tradição brasileira na versão juvenil do Mundial de Snipe. Foi a nona conquista nacional na competição.

Os primeiros campeões foram Torben Grael e Eduardo Mascarenhas, em Mission Bay, nos Estados Unidos, em 1978. A última edição também teve o Brasil no lugar mais alto do pódio com os gaúchos Tiago Brito e Antonio Rosa, em La Coruña 2017.

A competição para atletas com até 22 anos teve ao todo 15 duplas de cinco países e precedeu o Mundial Sênior. 

Brasil tem tradição no Snipe

O País sediou outras quatro vezes o Mundial de Snipe. A primeira vez foi em 1959, em Porto Alegre (RS), com o título ficando para o dinamarquês Paul Elvstrøma, lenda da vela internacional com quatro ouros olímpicos.

Em 1971, no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro lugar ficou com os norte-americanos Earl Elms e Craig Martin. Em 1993, a capital gaúcha Porto Alegre sediou novamente o Mundial de Snipe e o ouro ficou para os argentinos Santiago Lange (campeão olímpico na Rio 2016) e Mariano Parada.

Em 2013, os brasileiros Bruno Bethlem e Dante Bianchi ficaram com o título na edição do Rio de Janeiro (RJ). foi a única vez que uma dupla nacional ganhou a competição em casa.

No entanto, o Brasil tem ao todo 13 duplas campeãs mundiais de Snipe. A última conquista foi em 2015, na edição de Talamone, na Itália. A dupla Mateus Tavares e Gustavo Carvalho subiu no lugar mais alto do pódio.

Vale destacar que o primeiro título mundial da vela nacional foi na Snipe. Em 1961, em Rye, nos Estados Unidos, os irmãos Axel e Eric Schmidt foram campeões.

Veja a lista de campeões

 

Sobre o barco

Classe: Snipe Class International Racing Association

Nº de tripulantes: 2

Designer: William Crosby

Material do casco: madeira ou fibra de vidro

Ano do primeiro projeto: 1931

Comprimento do casco: 4,7 m

Quantidade de vela: 2 (mestra e buja) Peso do barco: 173 kg

 

Baixe o Aviso de Regata do Mundial de Snipe 2019

-----

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez
📧 flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net

 

 

Leia também...
12.10.2019

Henrique Haddad e Gustavo Nascimento ganham por um ponto de diferença em Ilhabela (SP)

11.10.2019

Decisão do principal campeonato da modalidade será neste sábado (12), em Ilhabela (SP)

10.10.2019

Dia clássico de regatas em Ilhabela (SP) marca competição internacional. Brasileiros Henrique Haddad e Gustavo Nascimento assumem a liderança

09.10.2019

Dupla Luis Soubie e Diego Lipszyc vence a única regata desta quarta-feira (9) e está na frente no geral