A quinta edição do L’Etape Brasil by Tour de France será realizada neste domingo (29), na cidade de Campos do Jordão (SP), a partir de 7h. A organização confirmou o número de 2.400 ciclistas amadores de todos os estados do Brasil e de outros países como Alemanha, Austrália, França e Estados Unidos.
Os ciclistas puderam escolher entre dois percursos: o completo de 107 quilômetros e a versão reduzida de 66 quilômetros. Os participantes receberão suporte técnico e médico, em caso de necessidade, em toda a estrada.
Desde sexta-feira (27), quando ocorreu a abertura da Village, os fãs do ciclismo e a população de Campos do Jordão podem curtir todas as atrações e experiências do local, que conta com os estandes dos patrocinadores e apoiadores.
Neste sábado (28), ocorreu o briefing técnico no Village. O diretor geral, Bruno Prada, explicou todos os procedimentos obrigatórios para a realização da prova, além de detalhes do percurso e dos horários.
''O briefing técnico tem foco principal na segurança e para passar as informações de pré, durante e pós prova. É de muita responsabilidade, pois cuidamos de mais de 2 mil vidas. Tentamos conscientizar o pessoal para todos esses detalhes. Espero mais um grande evento neste domingo'', explicou Bruno Prada.
O evento conta com um Centro de Controle Operacional para monitorar os atletas durante o percurso. Os locais dos pontos de hidratação, alimentação, auxílio mecânico e a quilometragem dos trechos já foram passadas no briefing.
Em 2019 serão 12 ambulâncias, 1 helicóptero, 15 motos de apoio, 7 pontos de suporte mecânico fixos, 6 veículos para suporte móvel da Shimano Brasil espalhados pelo percurso.
Participantes especiais
A prova, considerada a maior da América Latina do ciclismo de estrada, conta com participações de nomes do esporte brasileiro, como dos campeões olímpicos do vôlei Bernardinho Rezende e Nalbert Bittencourt e dos pilotos Ricardo Maurício (Stock Car) e Eric Granado (Motovelocidade).
''Primeira vez em Campos do Jordão, mas será meu terceiro L'Étape. A prova tem uma serra difícil, mas espero chegar bem e aproveitar esse cenário maravilhoso. A organização é incrível e parabenizo a todos que estão realizando esse grande evento no Brasil'', contou Bernardinho.
A prova conta com 22% de mulheres, número que vem crescendo a cada ano. Campeã de 2018, a alemã Nadine Gill se diz preparada para mais um tour. ''Eu vou dar o meu melhor, claro que vou tentar defender meu título, mas você nunca sabe o que pode acontecer em uma competição de ciclismo", comentou Nadine Gill.
Inscrições para 2020
A organização do L’Étape Brasil by Tour de France confirmou a abertura das inscrições para a edição 2020 da prova com descontos especiais para quem realizar nos primeiros diais. A prova será disputa no dia 27 de setembro de 2020 também em Campos do Jordão (SP).