Capa

L’Étape Brasil by Tour de France volta a impactar economia de Campos do Jordão (SP)

04.09.2019  |    303 visualizações L'Etape Brasil Ciclismo L'Étape Brasil

principal evento de ciclismo do País chancelado pelo Tour de France levará mais de 5 mil pessoas à edição 2019

L’Étape Brasil by Tour de France volta a Campos do Jordão (SP) em 2019 para a sua quinta edição. O principal evento de ciclismo do País deve reunir, de 27 a 29 de setembro, quase 3 mil atletas amadores na cidade.

A prova terá 107 km em seu percurso original com início e fim na cidade paulista e três subidas desafiadoras, com 2.330 metros de altitude acumulada para proporcionar uma experiência genuína do Tour de France aos participantes. O L’Étape Brasil by Le Tour de France também adotará o percurso 66 km, com altitude máxima 1.332.

Em 2018, quando o L’Étape Brasil passou de Cunha (SP) para Campos do Jordão (SP), a cidade do Vale do Paraíba foi impactada com aproximadamente 2.500 atletas, que levaram as famílias, totalizando mais de 5.000 pessoas hospedadas no final de semana da prova.

A estrutura do evento segue a linha das principais competições esportivas, com profissionais qualificados em várias áreas, não apenas do ciclismo

No ano passado, os organizadores do L’Étape Brasil by Tour de France chamaram 600 pessoas da região para trabalhar como mão de obra local.

''O L'Étape não impacta apenas no final de semana de prova. Temos atletas e equipes vindo o ano inteiro treinar aqui em Campos do Jordão'', disse Bruno Prada, medalhista olímpico e organizador do L’Étape Brasil by Tour de France.

''O percurso será inédito para uma competição amadora. Pela primeira vez, uma prova de ciclismo irá descer a Serra Nova na SP 0123. Isso trará mais segurança para os competidores e 80% do percurso será em mão única. Um dos pilares do L’Étape Brasil é a segurança'', declarou Bruno Prada.

A organização prima pela segurança do começo ao fim! O percurso em Campos do Jordão (SP) será completamente fechado para o trânsito de veículos durante a prova.

A equipe será formada 300 oficiais de pista e contará com 28 veículos de assistência, incluindo 15 motos, 12 ambulâncias e um helicóptero. Será instalado, assim como no ano passado, um CCO (Centro de Controle Operacional) para monitorar a competição.

Vídeo explicado do percurso

Em 2018, no percurso de 111 km, o vencedor no masculino foi Otávio Bulgarelli com o tempo de 3 horas, 18 minutos e 46 segundos. No feminino, a vencedora foi Nadine Gill com 3 horas, 43 minutos e 4 segundos. Na versão de 77,2 km, os vencedores foram Michel Gimenes (2 horas, 34 minutos e 30 segundos) e Bianca Julio (3 horas, 7 minutos e 59 segundos).

''Eu gostei bastante... bem desafiador com a subida do pico do Itapeva logo de começo vai deixar a prova muito mais surpreendente'', contou Otávio Bulgarelli. ''A descida pela serra nova é muito mais segura. A serra nova praticamente finalizando a prova é digna de uma etapa de Tour de France.

Diabo do Tour estará no Brasil

A edição 2019 do L’Étape Brasil também terá a presença do alemão Didi Senft, mais conhecido como o Diabo do Tour ou Didi, the Devil. O animador que tradicionalmente se veste de demônio nas etapas do Tour de France estará em Campos do Jordão para o evento.

“Didi” Senft é uma lenda do ciclismo por suas aparições famosas durante as provas, incentivando os ciclistas profissionais nas subidas mais desafiadoras do Tour de France, com certeza será um marco para nossa prova”, disse Thais Barg, coordenadora do L’Étape Brasil.

Blitz para treinamento

A organização do L'Étape Brasil by Tour de France reuniu, no último sábado (31/8), em Campos do Jordão (SP), cerca de 200 ciclistas para a última Blitz antes do evento do dia 29 de setembro.
 
Os atletas amadores se concentraram na tenda oficial da prova no topo da Serra Nova,  um dos pontos estratégicos do novo percurso, que terá 107 km na cidade do Vale do Paraíba.
 
A blitz é uma ação tradicional do L'Étape Brasil by Tour de France e já passou nesta temporada por outros locais do País, como Recife (PE), João Pessoa (PB), Poços de Caldas (MG), Pouso Alegre (MG), Brasília (DF), Joinville (SC) e Jaraguá do Sul (SC).
 
Os participantes da Blitz de Campos do Jordão (SP) receberam todo o suporte do staff do L’Étape Brasil. Os ciclistas também puderam fazer inscrições para a prova. 
 
''Os atletas fizeram um simulado do percurso para ver todas as questões técnicas para a prova. Oferecemos toda a estrutura com alimentação, hidratação para o pós-treino, massagem de recovery. É um ponto de contato que fazemos com todos os atletas para terem uma experiência real do evento'', comentou Fernando Cheles, diretor de técnico do L’Étape Brasil. 
 
A última blitz contou com isotônicos, águas, snaks, maças, bananas e materiais de suporte para os ciclistas que subiram a Serra Nova, parte do novo percurso da prova, considerada a maior prova de ciclismo amador do País. 
 
''Tradicionalmente essa última blitz atrai a grande maioria dos atletas para fazer o percurso para poder treinar e reconhecer. É uma blitz que junta muita gente. É muito legal poder atender nosso cliente, nosso público e deixar eles tranquilos durante nossa programação pelo ano. Deixar a mensagem que o L’Étape se preocupa com eles durante todo o ano'', disse Fabio Bodra, um dos organizadores do L’Étape. 
 
Dentre os 200 presentes em Campos estava o piloto da Stock Car, Ricardo Maurício, que irá competir pela primeira vez o L’Étape Brasil em 2019.  O bicampeão da categoria mais forte do automobilismo brasileiro ganhou, no último fim de semana, a tradicional Corrida do Milhão.
 
"Adotei em 2019 a bicicleta como preparação física e estou amando. Corria antigamente, mas tinha muitos problemas na coluna, já estou com 40 anos e a bicicleta para mim deu uma zerada e melhorou bastante minha preparação física para o automobilismo na Stock Car", contou Ricardo Maurício.
 
"Queria parabenizar a organização do L’Étape que está fazendo um grande evento com a galera que está vindo pedalar aqui em Campos do Jordão e eu vou estar presente no L’Étape, prestigiando o evento. Vai ser minha primeira competição e estou bem empolgado. Vamos torcer para que seja um dia como hoje e vou tentar fazer o meu melhor". 
 
Edição 2019
 
O L’Étape Brasil by Le Tour de France terá o percurso oficial de 107 km e será disputado em Campos do Jordão (SP) no dia 29 de setembro. Serão 2.330 metros de altimetria acumulada, o equivalente a subir um prédio residencial de 770 andares. 
 
Os cerca de 3 mil ciclistas esperado em setembro terão três subidas principais no caminho. A primeira escalada será de 13,3 km de extensão em Itapeva, depois mais 4,8 km e 140 m de altimetria na Serrinha do trevo das rodovias SP-050 e SP-046 e a última de 14 km de ascensão com 710 m de altimetria no trecho da Serra Velha. Vale lembrar que esse trecho final será após 85 km pedalados! 

O percurso em Campos do Jordão (SP) será completamente fechado para o trânsito de veículos durante a prova. A equipe será formada 300 oficiais de pista e contará com 28 veículos de assistência, incluindo 15 motos, 12 ambulâncias e um helicóptero.

A edição 2019 do L’Étape Brasil by Le Tour de France terá percurso mais voltado para iniciantes com 66 km de distância e algumas montanhas a menos, tornando bem mais fácil completar o desafio. A altimetria acumulada será de 1.330 km. 

A largada no domingo, 29 de setembro, será às 7h. O evento abre ao público na sexta, 27 de setembro, com várias atrações para os fãs do ciclismo.

Vídeo explicado do percurso

Mais informações:

Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ

Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1

Leia também...
31.10.2024

Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem

20.10.2024

Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024

06.10.2024

Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos

29.09.2024

Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)