Capa

Boxeadora Adriana Araújo perto de confirmar previsão de Luciano do Valle

24.07.2019  |    206 visualizações Boxe

Saiba mais sobre a medalhista olímpica Adriana Araújo, atleta que se preparara para ser campeã latina de boxe via Boxing For You

A principal estrela da sexta edição do Boxing For You será a medalhista olímpica Adriana Araújo, bronze em Londres 2012. A boxeadora enfrenta a argentina Yamila Abellaneda pelo título latino do CMB (Conselho Mundial do Boxe). Será o sétimo combate da noite de 11 de agosto, na Arena de Lutas, na cidade de São Paulo (SP).

A brasileira está prestes a confirmar a previsão feita pelo narrador Luciano do Valle em 2002, quando o âncora da Band apresentava o Verão Vivo, em Recife (PE). No ringue improvisado na praia de Boa Viagem, Adriana Araújo fez sua estreia na nobre arte enfrentando logo de cara Simone Duarte, uma referência na modalidade. A luta foi na categoria até 57 kg.

Após muita trocação e um resultado apertado, 24 a 23 para Simone Duarte, Luciano do Valle profetizou aos telespectadores que Adriana Araújo seria uma futura campeã do boxe brasileiro e mundial. Depois de 10 anos da estreia no Verão Vivo, a baiana se tornara medalhista olímpica em Londres 2012.

''Eu tinha apenas oito meses de boxe. Entrei para perder peso e quando vi já estava lutando. Foi uma honra ter lutado com a Simone, que tinha uma experiência enorme. Eu era uma garota que estava sonhando. O Luiz Dorea me colocou e fiz uma das melhores lutas da minha vida logo na estreia, dando muito trabalho pra ela. O Luciano do Valle disse que era para o País gravar esse nome. O que ele falou surgiu efeito, aconteceu ...Deus me abençoou'', recordou Adriana Araújo, dona da 100ª medalha olímpica da história do esporte brasileiro em Jogos Olímpicos.

A baiana, que tem hoje 37 anos e mais de 200 lutas como amadora, é apontada por especialistas no boxe como candidata ao título mundial no super-leve (até 63,5 Kg). Seu quarto combate no Boxing For You em 11 de agosto será o mais importante nessa escalada rumo ao cinturão da categoria. Vencendo a argentina Yamila Abellaneda, a sua equipe promete promover uma luta valendo o título do mundo.

Todo esse caminho pelo estrelato começou no bairro de Brotas, em Salvador (BA), por meio de um projeto social da Academia Mundo do Boxe. O primeiro e atual técnico Rangel Almeida ensinou todas as manhas do boxe à então garota que queria perder peso. Apaixonada pelo futebol, Adriana Araújo não conseguiu se estabelecer com as bolas nos pés e optou por estudar e trabalhar na capital baiana.

Depois de ganhar oito quilos, a medalhista olímpica recebeu o convite de uma amiga para treinar boxe. De cara, Adriana disse não! ''Rejeitei na hora, chamei minha colega de maluca. Aquilo ali não era pra mim...Mas um dia fui ver como era, e tudo mudou. Comecei a pegar as coisas muito rápido e o peso começou a baixar. Motivação lá em cima! Meus golpes entravam certinho, fazia coisas que os meninos que treinavam há tempos não conseguiam'', lembrou Adriana Araújo.

O nível de Adriana era tão alto para a pequena academia de bairro. A boxeadora não dava chances para os meninos nos sparrings e não tinha, obviamente, adversárias ou companheiras de treino mulheres. Foi aí que veio a decisão de migrar para a tradicional Champion, do treinador Luiz Dorea.

''O Rangel teve a visão que tinha mais a evoluir e me levou pra Champion. Minha carreira começou a ganhar mais força quando mudamos de Brotas pra lá'', explicou Adriana. Em quase 18 anos como boxeadora, Adriana Araújo acumulou vitórias e títulos, além de ter viajado para todos os continentes do planeta.

Das mais de 200 lutas, a baiana perdeu apenas 12, número baixo para a quantidade de aparições. São 12 títulos de campeã brasileira, 8 de campeã pan-americana, participações em cinco mundiais, duas olimpíadas e um Pan. Fora os torneios espalhados pelo País e no mundo.

''A seleção me deu a oportunidade de ter base fora do País. Disputei muitos eventos internacionais, ganhei experiência para seguir minha carreira''.

O Boxing For You, evento que marca a fase profissional de Adriana Araújo, pode ser o caminho direto para o sonho dela e do boxe feminino. Os três resultados após trocar a carreira olímpica pela profissional mostram que a brasileira pode repetir o feito de Rose Volante e se tornar a segunda brasileira campeã mundial.

Depois de disputar a Rio 2016, Adriana Araújo migrou para o boxe profissional para repetir o mesmo feito no amador. E, em menos de um ano, a atleta conseguiu fazer sua estreia ao vencer a pernambucana Elaine Albuquerque por pontos no Boxing For You 3, que ocorreu no dia 17 de junho de 2017, no Hotel Golden Park, em Sorocaba (SP).

No mesmo ano, a soteropolitana ganhou por decisão dividida seu combate contra Vanessa Porto. A luta foi realizada no dia 23 de setembro de 2017, no Clube Atlético Juventus, em São Paulo (SP).

Mas a melhor apresentação estava por vir! Adriana Araújo precisou de poucos segundos para superar novamente a pernambucana Elaine Albuquerque no Boxing For You de Mangaratiba (RJ). A noite de lutas no Portobello Safári & Resort teve os três últimos medalhistas olímpicos da modalidade em ação: Adriana, Esquiva Falcão e Robson Conceição. 

Perfil

Nome: Adriana dos Santos Araújo
Apelido: Adriana Pitbull
Data de nascimento: 04/11/1981
Local: Salvador (BA)
Categoria: super-leve (até 63,5 Kg)
Cartel: 3V-0D  http://boxrec.com/en/boxer/798531

---

Confira o card da sexta edição do Boxing For You

Categoria Peso Leve (até 61,23Kg)

Juscelino Pantoja (Debutante) Vs Caio Calmon Viera (2-0)

Categoria Super-Galos (até 55,34 Kg)

Jeans Alves Carvalho (3-1-1) Vs Nathan Ramatis (Debutante)

Categoria Meio-Médio (até 66,68 Kg)

Fernando ‘Black’ da Silva (1-0) Vs Pedro Henrique de Oliveira 'Mazzaropi' (1-0)

Categoria Pesos-Pesados (Ilimitado)

Igor Adiel (5-0) Vs Marcelo ‘Brasília’ Cruz (1-1)

Categoria Super-Penas (até 58,97 Kg)

Eduardo Costa ‘Pará’ (2-1) Vs Roger Guterres (2-0)

Categoria Super-Galos (até 55,34 Kg)

Robenílson de Jesus (2-0) Vs Robinson Laviñanza (13-4-2)

Categoria Super-Leves (até 63,5 Kg)

Adriana Araújo (3-0) Vs Yamila Abellaneda (6-3)

-----

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez
📧 flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net

 

 

Leia também...
04.05.2023

No confronto dos invictos, boxeador brasileiro Esquiva Falcão terá pela frente o pugilista alemão Vicente Gualtieri, no dia 1º de julho, na Alemanha

09.02.2023

IBF ordena representantes de Esquiva Falcão a negociarem com australiano Michael Zerafa

07.02.2023

Brasileiro Esquiva Falcão foi informado de que cazaque Gennadiy Gennadyevich Golovkin abdicou de título da IBF

23.12.2022

Atual campeão brasileiro da categoria vai realizar sua primeira luta internacional