Capa

Peter Sagan supera subidas e vence com facilidade 5ª etapa do Tour de France

10.07.2019  |    271 visualizações L'Etape Brasil Ciclismo L'Étape Brasil

Etapa foi realizada nesta quarta-feira (10), entre Saint-Dié-Des-Vosges e Colmar

Sem dar chances para ninguém. Peter Sagan (Bora – Hansgrohe) sobrou no sprint final e venceu com uma bicicleta de vantagem a quinta etapa do Tour de France, nesta quarta-feira (10), após 175,5 km entre Saint-Dié-Des-Vosges e Colmar. De quebra, o eslovaco ampliou ainda mais a liderança na camisa verde por pontos e comemorou imitando o incrível Hulk. Julian Alaphilippe (Deuceninck  - Quick-Step) terminou o dia na décima colocação e também manteve com tranquilidade a camisa amarela na classificação geral.

Apesar do sprint final, o dia não foi fácil para os velocistas. Ao todo, os ciclistas tiveram quatro subidas pela frente, sendo duas de categoria 2 e mais duas de categoria 3. A última delas com 19,5 km para o final. Com o relevo acidentado, somente os sprinters mais fortes conseguiram acompanhar o ritmo do pelotão.

Benoît Cosnefroy (AG2R La Mondiale), Thomas De Gendt (Lotto-Soudal) e Jan Tratnik (Bahrein-Mérida) foram os primeiros a saírem na fuga. Na sequência, o grupo recebeu o reforço de Tim Wellens (Lotto-Soudal), Mads Würtz Schmidt (Katusha-Alpecin), Simon Clarke (Primeiro de Educação EF) e Toms Skujins (Trek-Segafredo). Os escapados chegaram a abrir até 2’30’’, mas foram controlados com rédea curta pelo pelotão, principalmente pela equipe do camisa amarela, a Deuceninck – Quick-Step.

Wellens cumpriu seu objetivo e somou dez pontos nas montanhas para continuar com a camisa branca com bolinhas vermelhas de melhor escalador. Pelo menos até essa quinta-feira (11), quando haverá a primeira chegada em subida.

O pelotão não teve dificuldades para neutralizar a fuga nos quilômetros finais, porém, ainda deu tempo para o português Rui Alberto Costa (UAE – Emirates) tentar um ataque solitário com 7 km para a chegada. O ex-campeão mundial abriu 12’’ de vantagem, mas também foi absorvido pelo pelote.

A equipe Sunweb fez um grande trabalho para trazer Michael Matthews para o sprint, porém, o australiano não conseguiu acertar o tempo de explosão. Wout van Aert (Jumbo – Visma) até tentou acompanhar o eslovaco, mas Peter Sagan foi soberano para vencer com facilidade em Colmar.

“Só é preciso ter paciência e a vitória chegará. Eu tenho que agradecer a todos os meus companheiros, eles fizeram um ótimo trabalho. Finalmente uma vitória no Tour de France veio para nós, é muito legal. Controlamos a corrida o dia todo, da parte plana até o final”, declarou Sagan após o triunfo.

6ª etapa

A etapa mais esperada da primeira semana do Tour de France acontece nesta quinta-feira (11). Serão 160,5 km entre Mulhouse e La Planche des Belles Filles, com sete metas de montanhas, sendo três de categoria 1, incluindo a chegada. Os ciclistas terão os últimos 7 km com 8,7% de inclinação média para definir o vencedor do sexto estágio. Alaphilippe vai ter dificuldades para defender a camisa amarela. Também é um dia bom para alguns dos atletas favoritos que perderam tempo na classificação geral tentar recuperar os segundos perdidos.

L'Etape Brasil

O Tour de France também oferece oportunidades para atletas amadores participarem da prova com a realização do L’Étape pelo mundo. A versão brasileira será disputada em 29 de setembro, na cidade de Campos do Jordão (SP), e terá até 3 mil participantes.

Com a chancela do tradicional Tour de France, o L’Étape Brasil mantém as características de uma parte da corrida francesa. Em 2018, ciclistas de todos os estados brasileiros inscreveram-se na prova, aberta também a atletas amadores.

Classificação da etapa:

1- Peter Sagan (Bora – Hansgrohe): 4h02’33’’

2- Wout van Aert (Jumbo – Visma): m/t

3- Matteo Trentin (Mitchelton – Scott): m/t

4- Sony Colbrelli (Bahrain – Merida): m/t

5- Greg van Avermaet (CCC): m/t

 

Classificação geral:

1- Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick-Step): 18h44’12’’

2- Wout van Aert (Jumbo – Visma): +14’’

3- Steven Kruijswijk (Jumbo – Visma): +25’’

4 – George Bennett (Jumbo – Visma): +25’’

5 – Michael Matthews (Sunweb): +40’’

 

Classificação por pontos:

1- Peter Sagan (Bora - Hansgrohe): 144 pts

2- Michael Matthews (Sunweb): 97 pts

3- Elia Viviani (Deuceninck – Quick-Step): 92 pts

 

Classificação de melhor escalador:

1- Tim Wellens (Lotto Soudal): 17 pts

2- Toms Skujins (Trek - Segafredo): 9 pts

3- Xandro Meurisse (Wanty - Gobert): 6 pts

 

Classificação do melhor jovem:

1- Wout van Aert (Jumbo – Visma): 18h44’26’’

2- Egan Bernal (Ineos): +26’’

3- Enric Mas (Deceuninck – Quick-Step): +32’’

 

Mais informações:

Site oficial - https://www.letapebrasil.com.br/

Facebook https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram - https://www.instagram.com/letapebrasil/

Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ

Strava https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-153318

Leia também...
31.10.2024

Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem

20.10.2024

Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024

06.10.2024

Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos

29.09.2024

Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)