A camisa amarela do Tour de France tem um novo dono. Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick-Step) não deu chance aos adversários e lançou um ataque fulminante nos 16 km finais para vencer a terceira etapa, de 215 km entre Binche e Épernay, nesta segunda-feira (08). De quebra, o francês assumiu a liderança da classificação geral com 20 segundo de vantagem para Wout van Aert (Jumbo – Visma).
Depois de dois dias na Bélgica, o primeiro estágio a entrar em território francês foi marcado pela emoção até os últimos metros. Foram três subidas de categoria 3 nos 30 km finais da prova e uma chegada numa rampa com 500 metros de extensão e 8% de inclinação.
Destaque também para Tim Wellens (Lotto Soudal), que saiu na fuga e passou na primeira colocação em todas as metas de montanha do dia. Com isso, o belga soma sete pontos e ultrapassa o compatriota Greg van Avermaet (Jumbo – Visma) na briga pela camisa branca com bolinhas vermelhas.
No entanto, Wellens não suportou o ataque de Alaphilippe após a subida do Côte de Mutigny, com 16 km para o final, e o francês seguiu sozinho na frente. No pelotão, o então detentor da camisa amarela, Mike Teunissen (Jumbo – Visma), não conseguiu acompanhar o ritmo dos demais e chegou quase 5 minutos depois do atleta da Deceuninck – Quick-Step.
O pelotão não conseguiu se organizar para buscar Alaphilippe e o primeiro grupo só chegou 26 segundos após o francês, com Michael Matthews (Sunweb) e Jasper Stuyven (Trek – Segafredo) faturando os bônus de 6’’ e 4’’ das segunda e terceira colocações.
No entanto, houve uma quebra no grupo dos favoritos ao título, com Egan Bernal (Ineos) e Thibaut Pinot (Groupama – FDJ) passando com o mesmo tempo de Matthews e Stuyven. Já todos os demais perderam cinco segundos para o colombiano e o francês.
“Sabia que essa etapa era favorável para mim. Consegui evitar as armadilhas e me senti bem, então acelerei na subida de Mutigny, mas não achei que iria sozinho. Eu dei tudo. Ouvi dizer que tinha 30 ou 40 segundos de vantagem. É difícil satisfazer as expectativas de ser o favorito, mas consegui. O prazer é todo meu”, disse Julian Alaphilippe logo após a vitória na etapa.
4ª etapa
A quarta etapa do Tour de France, nessa terça-feira (09), terá 213,4 km entre as cidades de Reims e Nancy. O percurso será plano, com uma pequena subida de categoria 4 com seis quilômetros para o final, que pode ter influencia para alguns velocistas. No entanto, a expectativa é que a chegada seja disputada pelo pelotão.
L'Etape Brasil
O Tour de France também oferece oportunidades para atletas amadores participarem da prova com a realização do L’Étape pelo mundo. A versão brasileira será disputada em 29 de setembro, na cidade de Campos do Jordão (SP), e terá até 3 mil participantes.
Com a chancela do tradicional Tour de France, o L’Étape Brasil mantém as características de uma parte da corrida francesa. Em 2018, ciclistas de todos os estados brasileiros inscreveram-se na prova, aberta também a atletas amadores.
Classificação da etapa:
1- Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick-Step): 4h40’29’’
2- Michael Matthews (Sunweb): +26’’
3- Jasper Stuyven (Trek – Segafredo): +26’’
4- Greg van Avermaet (CCC): +26’’
5 – Peter Sagan (Bora – Hansgrohe): 26’’
Classificação geral:
1- Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick-Step): 9h32’19’’
2- Wout van Aert (Jumbo – Visma): +20’’
3- Steven Kruijswijk (Jumbo – Visma): +25’’
4 – George Bennett (Jumbo – Visma): +25’’
5 – Michael Matthews (Sunweb): +40’’
Classificação por pontos:
1- Peter Sagan (Bora - Hansgrohe): 76 pts
2- Michael Matthews (Sunweb): 59 pts
3 - Sony Colbrelli (Bahrain - Merida): 54 pts
Classificação de melhor escalador:
1- Tim Wellens (Lotto Soudal): 7 pts
2- Xandro Meurisse (Wanty - Gobert): 3 pts
3- Greg van Avermaet (CCC): 2 pts
Classificação do melhor jovem:
1- Wout van Aert (Jumbo – Visma): 9h32’39’’
2- Egan Bernal (Ineos): +20’’
3- Enric Mas (Deceuninck – Quick-Step): +26’’
Mais informações:
Site oficial - https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram - https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava - https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-153318
Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem
Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024
Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos
Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)