A camisa amarela do Tour de France tem um novo dono. Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick-Step) não deu chance aos adversários e lançou um ataque fulminante nos 16 km finais para vencer a terceira etapa, de 215 km entre Binche e Épernay, nesta segunda-feira (08). De quebra, o francês assumiu a liderança da classificação geral com 20 segundo de vantagem para Wout van Aert (Jumbo – Visma).
Depois de dois dias na Bélgica, o primeiro estágio a entrar em território francês foi marcado pela emoção até os últimos metros. Foram três subidas de categoria 3 nos 30 km finais da prova e uma chegada numa rampa com 500 metros de extensão e 8% de inclinação.
Destaque também para Tim Wellens (Lotto Soudal), que saiu na fuga e passou na primeira colocação em todas as metas de montanha do dia. Com isso, o belga soma sete pontos e ultrapassa o compatriota Greg van Avermaet (Jumbo – Visma) na briga pela camisa branca com bolinhas vermelhas.
No entanto, Wellens não suportou o ataque de Alaphilippe após a subida do Côte de Mutigny, com 16 km para o final, e o francês seguiu sozinho na frente. No pelotão, o então detentor da camisa amarela, Mike Teunissen (Jumbo – Visma), não conseguiu acompanhar o ritmo dos demais e chegou quase 5 minutos depois do atleta da Deceuninck – Quick-Step.
O pelotão não conseguiu se organizar para buscar Alaphilippe e o primeiro grupo só chegou 26 segundos após o francês, com Michael Matthews (Sunweb) e Jasper Stuyven (Trek – Segafredo) faturando os bônus de 6’’ e 4’’ das segunda e terceira colocações.
No entanto, houve uma quebra no grupo dos favoritos ao título, com Egan Bernal (Ineos) e Thibaut Pinot (Groupama – FDJ) passando com o mesmo tempo de Matthews e Stuyven. Já todos os demais perderam cinco segundos para o colombiano e o francês.
“Sabia que essa etapa era favorável para mim. Consegui evitar as armadilhas e me senti bem, então acelerei na subida de Mutigny, mas não achei que iria sozinho. Eu dei tudo. Ouvi dizer que tinha 30 ou 40 segundos de vantagem. É difícil satisfazer as expectativas de ser o favorito, mas consegui. O prazer é todo meu”, disse Julian Alaphilippe logo após a vitória na etapa.
4ª etapa
A quarta etapa do Tour de France, nessa terça-feira (09), terá 213,4 km entre as cidades de Reims e Nancy. O percurso será plano, com uma pequena subida de categoria 4 com seis quilômetros para o final, que pode ter influencia para alguns velocistas. No entanto, a expectativa é que a chegada seja disputada pelo pelotão.
L'Etape Brasil
O Tour de France também oferece oportunidades para atletas amadores participarem da prova com a realização do L’Étape pelo mundo. A versão brasileira será disputada em 29 de setembro, na cidade de Campos do Jordão (SP), e terá até 3 mil participantes.
Com a chancela do tradicional Tour de France, o L’Étape Brasil mantém as características de uma parte da corrida francesa. Em 2018, ciclistas de todos os estados brasileiros inscreveram-se na prova, aberta também a atletas amadores.
Classificação da etapa:
1- Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick-Step): 4h40’29’’
2- Michael Matthews (Sunweb): +26’’
3- Jasper Stuyven (Trek – Segafredo): +26’’
4- Greg van Avermaet (CCC): +26’’
5 – Peter Sagan (Bora – Hansgrohe): 26’’
Classificação geral:
1- Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick-Step): 9h32’19’’
2- Wout van Aert (Jumbo – Visma): +20’’
3- Steven Kruijswijk (Jumbo – Visma): +25’’
4 – George Bennett (Jumbo – Visma): +25’’
5 – Michael Matthews (Sunweb): +40’’
Classificação por pontos:
1- Peter Sagan (Bora - Hansgrohe): 76 pts
2- Michael Matthews (Sunweb): 59 pts
3 - Sony Colbrelli (Bahrain - Merida): 54 pts
Classificação de melhor escalador:
1- Tim Wellens (Lotto Soudal): 7 pts
2- Xandro Meurisse (Wanty - Gobert): 3 pts
3- Greg van Avermaet (CCC): 2 pts
Classificação do melhor jovem:
1- Wout van Aert (Jumbo – Visma): 9h32’39’’
2- Egan Bernal (Ineos): +20’’
3- Enric Mas (Deceuninck – Quick-Step): +26’’
Mais informações:
Site oficial - https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram - https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava - https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-153318
Treino aberto chamado de blitz para prova em setembro reuniu quase 200 ciclistas de diversas assessorias de ciclismo.
Prova de ciclismo de estrada deste ano será realizada na Suíça Brasileiras no dia 28 de setembro
Marina Boite vence edição de 2025 do Tour de France no Rio de Janeiro (RJ). No masculino, o ganhador foi João Marcelo Pereira Gaspar.
Evento que reúne amadores do ciclismo em um dos cenários mais icônicos do mundo abre com presença de grandes marcas, atrações exclusivas e a ilustre visita do lendário Didi, o Diabo do Tour