Finalmente a espera acabou e a 106ª edição do Tour de France largou neste sábado (06) em Bruxelas, na Bélgica. O primeiro camisa amarela de 2019 é o holandês Mike Teunissen (Jumbo – Visma), que surpreendeu vencendo a primeira etapa de 194,5 km com início e final na capital belga.
O especialista da Jumbo – Visma para o sprint final era o Dylan Groenewegen, mas o holandês foi para o chão num tombo generalizado no meio do pelotão faltando apenas 1,5 km para a linha de chegada. Com isso, Teunissen ficou livre para disputar centímetro por centímetro e bater o favorito Peter Sagan (Bora) num final marcado por uma leve subida.
Com a vitória e o bônus de tempo para o primeiro colocado, Teunissen assume a camisa amarela com quatro segundos de vantagem para Sagan. O atleta da Jumbo – Visma também faturou a camisa verde por pontos, mas na segunda etapa quem larga com ela vai ser o segundo colocado Peter Sagan.
Teve também um belga no pódio para fazer a festa da torcida local. Campeão olímpico no Rio de Janeiro em 2016, Greg van Avermaet (CCC) veste a camisa branca com bolinhas de melhor escalador porque ganhou o prêmio na subida do Mur de Grammont, de categoria 3, e faturou dois pontos.
A fuga
A última fuga do dia foi de Stéphane Rossetto (Cofidis). O francês atacou com 59 km para o final e manteve uma distância controlada pelo pelotão até os 10 km. Destaque para a Lotto Soudal, que liderou o pelo maior tempo a busca por Rossetto.
Acidentes
Um dos favoritos ao título, Jakob Fuglsang (Astana) se envolveu em uma queda com 18 km para a chegada. O dinamarquês sofreu escoriações nas costas, perna e cotovelo, além de um corte no supercílio. Mesmo com o sangue no rosto, Fuglsang contou com a ajuda em massa da sua equipe para escalar a caravana e retornar ao pelotão.
A equipe Ineos também confirmou que o atual campeão, Geraint Thomas, caiu no acidente com 1,5 km para a chegada. Porém, o britânico não teve maiores problemas e completou a prova.
2ª etapa
A caravana do Tour de France continua em Bruxelas neste domingo (7). A segunda etapa será um contra-relógio por equipes de 27,6 km pelas ruas da capital belga e que promete mudar drasticamente a classificação geral.
L'Etape Brasil
O Tour de France também oferece oportunidades para atletas amadores participarem da prova com a realização do L’Étape pelo mundo. A versão brasileira será disputada em 29 de setembro, na cidade de Campos do Jordão (SP), e terá até 3 mil participantes.
Com a chancela do tradicional Tour de France, o L’Étape Brasil mantém as características de uma parte da corrida francesa. Em 2018, ciclistas de todos os estados brasileiros inscreveram-se na prova, aberta também a atletas amadores.
Classificação da etapa:
1- Mike Teunissen (Jumbo - Visma): 4h 22' 47''
2 - Peter Sagan (Bora - Hansgrohe): m/t
3- Caleb Ewans (Lotto Soudal): m/t
4- Giacomo Nizzolo (Dimension Data): m/t
5 - Sony Colbrelli (Bahrain - Merida): m/t
Classificação geral:
1- Mike Teunissen (Jumbo - Visma): 4h 22' 47''
2- Peter Sagan (Bora - Hansgrohe): +4''
3- Caleb Ewans (Lotto Soudal): +6''
4- Giacomo Nizzolo (Dimension Data): +10''
5 - Sony Colbrelli (Bahrain - Merida): +10''
Classificação por pontos:
1- Mike Teunissen (Jumbo - Visma): 50 pts
2- Peter Sagan (Bora - Hansgrohe): 50 pts
3 - Sony Colbrelli (Bahrain - Merida): 33 pts
Classificação de melhor escalador:
1- Greg van Avermaet (CCC): 2 pts
2- Xandro Meurisse (Wanty - Gobert): 2 pts
Classificação do melhor jovem:
1- Caleb Ewans (Lotto Soudal): 4h 22' 43''
2- Amund Jansen (Jumbo - Visma): +4''
3- Wout Van Aert (Jumbo - Visma): +4''
Mais informações:
Site oficial - https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram - https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava - https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-153318
Treino aberto chamado de blitz para prova em setembro reuniu quase 200 ciclistas de diversas assessorias de ciclismo.
Prova de ciclismo de estrada deste ano será realizada na Suíça Brasileiras no dia 28 de setembro
Marina Boite vence edição de 2025 do Tour de France no Rio de Janeiro (RJ). No masculino, o ganhador foi João Marcelo Pereira Gaspar.
Evento que reúne amadores do ciclismo em um dos cenários mais icônicos do mundo abre com presença de grandes marcas, atrações exclusivas e a ilustre visita do lendário Didi, o Diabo do Tour