Finalmente a espera acabou e a 106ª edição do Tour de France largou neste sábado (06) em Bruxelas, na Bélgica. O primeiro camisa amarela de 2019 é o holandês Mike Teunissen (Jumbo – Visma), que surpreendeu vencendo a primeira etapa de 194,5 km com início e final na capital belga.
O especialista da Jumbo – Visma para o sprint final era o Dylan Groenewegen, mas o holandês foi para o chão num tombo generalizado no meio do pelotão faltando apenas 1,5 km para a linha de chegada. Com isso, Teunissen ficou livre para disputar centímetro por centímetro e bater o favorito Peter Sagan (Bora) num final marcado por uma leve subida.
Com a vitória e o bônus de tempo para o primeiro colocado, Teunissen assume a camisa amarela com quatro segundos de vantagem para Sagan. O atleta da Jumbo – Visma também faturou a camisa verde por pontos, mas na segunda etapa quem larga com ela vai ser o segundo colocado Peter Sagan.
Teve também um belga no pódio para fazer a festa da torcida local. Campeão olímpico no Rio de Janeiro em 2016, Greg van Avermaet (CCC) veste a camisa branca com bolinhas de melhor escalador porque ganhou o prêmio na subida do Mur de Grammont, de categoria 3, e faturou dois pontos.
A fuga
A última fuga do dia foi de Stéphane Rossetto (Cofidis). O francês atacou com 59 km para o final e manteve uma distância controlada pelo pelotão até os 10 km. Destaque para a Lotto Soudal, que liderou o pelo maior tempo a busca por Rossetto.
Acidentes
Um dos favoritos ao título, Jakob Fuglsang (Astana) se envolveu em uma queda com 18 km para a chegada. O dinamarquês sofreu escoriações nas costas, perna e cotovelo, além de um corte no supercílio. Mesmo com o sangue no rosto, Fuglsang contou com a ajuda em massa da sua equipe para escalar a caravana e retornar ao pelotão.
A equipe Ineos também confirmou que o atual campeão, Geraint Thomas, caiu no acidente com 1,5 km para a chegada. Porém, o britânico não teve maiores problemas e completou a prova.
2ª etapa
A caravana do Tour de France continua em Bruxelas neste domingo (7). A segunda etapa será um contra-relógio por equipes de 27,6 km pelas ruas da capital belga e que promete mudar drasticamente a classificação geral.
L'Etape Brasil
O Tour de France também oferece oportunidades para atletas amadores participarem da prova com a realização do L’Étape pelo mundo. A versão brasileira será disputada em 29 de setembro, na cidade de Campos do Jordão (SP), e terá até 3 mil participantes.
Com a chancela do tradicional Tour de France, o L’Étape Brasil mantém as características de uma parte da corrida francesa. Em 2018, ciclistas de todos os estados brasileiros inscreveram-se na prova, aberta também a atletas amadores.
Classificação da etapa:
1- Mike Teunissen (Jumbo - Visma): 4h 22' 47''
2 - Peter Sagan (Bora - Hansgrohe): m/t
3- Caleb Ewans (Lotto Soudal): m/t
4- Giacomo Nizzolo (Dimension Data): m/t
5 - Sony Colbrelli (Bahrain - Merida): m/t
Classificação geral:
1- Mike Teunissen (Jumbo - Visma): 4h 22' 47''
2- Peter Sagan (Bora - Hansgrohe): +4''
3- Caleb Ewans (Lotto Soudal): +6''
4- Giacomo Nizzolo (Dimension Data): +10''
5 - Sony Colbrelli (Bahrain - Merida): +10''
Classificação por pontos:
1- Mike Teunissen (Jumbo - Visma): 50 pts
2- Peter Sagan (Bora - Hansgrohe): 50 pts
3 - Sony Colbrelli (Bahrain - Merida): 33 pts
Classificação de melhor escalador:
1- Greg van Avermaet (CCC): 2 pts
2- Xandro Meurisse (Wanty - Gobert): 2 pts
Classificação do melhor jovem:
1- Caleb Ewans (Lotto Soudal): 4h 22' 43''
2- Amund Jansen (Jumbo - Visma): +4''
3- Wout Van Aert (Jumbo - Visma): +4''
Mais informações:
Site oficial - https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram - https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava - https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-153318
Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem
Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024
Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos
Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)