A organização do Tour de France já definiu que as cidades de Nice, na Riviera Francesa, e Copenhagen, na Dinamarca, serão as sedes das largadas da prova em 2020 e 2021, respectivamente. O principal evento de ciclismo do mundo adota a regra de alternar os locais de partida. Um ano fora da França e outro ano no país de origem da competição. A largada de Nice será em 27 de junho de 2020 e a de Copenhagen em 2 de julho de 2021.
Já 106ª edição do Tour de France começa no próximo dia 6 de julho em Bruxelas, na Bélgica, numa homenagem aos 50 anos da primeira conquista do belga e pentacampeão Eddy Merckx, o “Canibal”. Nice e Copenhagen também farão homenagens para abrir o evento.
O Tour de France também oferece oportunidades para atletas amadores participarem da prova com a realização do L'Étape pelo mundo. A versão brasileira será disputada em 29 de setembro, na cidade de Campos do Jordão (SP), e terá até 3 mil participantes.
''Acho muito legal a versão da Franca e essa integração maior do público é importante para valorizar o esporte profissional! Gosto muito da prova do Brasil também! Corri três edições já, é uma das provas que mais tenho vontade de fazer, pois acho a organização excelente, o percurso me desafia e me motiva a treinar. É um evento onde posso levar a família e clima da prova em geral é excelente'', disse a ciclista profissional Marcella Toldi.
Nice
Depois de Fleurance (1977 e 1979), Nice (1981), San Sebastian (1992), Mônaco (2009) e Porto-Vecchio (2013), a edição de 2020 será apenas a sétima em toda a história na qual o Tour de France larga do sul em direção ao norte.
Serão duas etapas totalmente distintas na capital da bela região da Côte d’Azur. A primeira terá o percurso plano, projetado para uma chegada emocionante dos velocistas. Já no segundo dia, o desafio contará com três subidas que prometem movimentar os principais escaladores do pelotão.
''Um percurso que permite colocar os ciclistas imediatamente em frente ao desafio das montanhas. É esse programa incomum que eles terão que enfrentar com um festival de escaladas depois de um primeiro estágio feito para velocistas. Perfeito para escrever um novo e belo capítulo na história do Tour”, disse o diretor da competição, Christian Prudhomme.
Copenhagen
A capital dinamarquesa é considerada a “cidade mais amiga da bicicleta” em todo o mundo e esta será a primeira vez que o país escandinavo receberá a caravana da camisa amarela. A largada do Tour de France em 2021 também marca o centenário da primeira edição do Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada, realizado em Copenhagen em 1921. O campeão foi o sueco Gunnar Sköld. Ao todo, serão três etapas antes do pelotão entrar definitivamente na França.
''Estou muito feliz e muito orgulhoso pelo fato do Tour de France estar chegando à Dinamarca, que é uma das maiores nações de ciclismo do mundo. Por isso, receber os melhores ciclistas do mundo e sediar a competição de ciclismo mais icônica do planeta é uma honra e um privilégio. Estou realmente ansioso para o verão de 2021'', afirmou o primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen.
L'Étape Brasil
Com a chancela do tradicional Tour de France, o L'Étape Brasil mantém as características de uma parte da corrida francesa. Em 2018, ciclistas de todos os estados brasileiros inscreveram-se na prova, aberta também a atletas amadores.
Neste ano, a largada ocorre às 7 horas do dia 29 de setembro, com os participantes distribuídos na área da largada em grupos de acordo com seu condicionamento físico.
Com subidas e descidas, a prova tem toda a infraestrutura e logística de apoio para os competidores ao longo do trajeto.
As inscrições podem ser feitas no site https://www.letapebrasil.com.br/inscricao/
As categorias são divididas por idade e gênero conforme lista abaixo:
Homens: 18 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos; 60 a 64 anos; 65 a 69 anos; 70 anos em diante.
Mulheres: 18 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos; 60 anos em diante.
Mais informações:
Site oficial - https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram - https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava - https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-153318
Treino aberto chamado de blitz para prova em setembro reuniu quase 200 ciclistas de diversas assessorias de ciclismo.
Prova de ciclismo de estrada deste ano será realizada na Suíça Brasileiras no dia 28 de setembro
Marina Boite vence edição de 2025 do Tour de France no Rio de Janeiro (RJ). No masculino, o ganhador foi João Marcelo Pereira Gaspar.
Evento que reúne amadores do ciclismo em um dos cenários mais icônicos do mundo abre com presença de grandes marcas, atrações exclusivas e a ilustre visita do lendário Didi, o Diabo do Tour