A regata de abertura da Semana Internacional de Vela de Ilhabela é apontada pelos participantes como a mais difícil da competição. Marcada para o dia 14 de julho, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil leva as principais equipes da competição para uma disputa de ida e volta passando pelo arquipélago e terminando no Farolete 4 de Ilhabela (SP). Serão aproximadamente 55 milhas de regata.
A história da prova de percurso longo que abre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou em 1996 com o nome de Regata Eldorado Revista OffShore Alcatrazes por Boroeste. O objetivo foi dar mais opções aos participantes do evento, que só disputavam, desde a década de 70, regatas triangulares entre bóias.
Idealizada por Plínio Romeiro, diretor da emissora do Grupo O Estado de São Paulo, e pelo responsável pela editora da OffShore, Marcelo Claro, a regata teve apoio do Yacht Club de Ilhabela (YCI) e posteriormente da Marinha do Brasil.
''É uma regata que exige muito dos competidores, principalmente o planejamento! É preciso se preparar, entender as condições climáticas e adotar a melhor estratégia para contornar Alcatrazes, voltando com velocidade até o YCI'', disse Mauro Dottori, organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela e velejador.
A regata teve recordes históricos, como a do ano passado do barco Crioula (Soto40), que fez a prova em 6 horas, 1 minuto e 42 segundos. O melhor tempo anterior era do Camiranga, um Soto65, que completou em 6 horas, 4 minutos 3 segundos, em 2015.
''Acho muito difícil quebrar esse recorde novamente e pra falar a verdade nem me passa pela cabeça fazer isso outra vez com o Crioula. Precisaríamos de uma condição perfeita'', disse Samuel Albrecht, atleta olímpico e integrante do recordista Crioula.
Outro momento marcante foi o treino do Brasil 1 antes da Volta ao Mundo Ocean Race. No ano de 2005, lotado de convidados, o time de Torben Grael fez o percurso em 6 horas e 18 minutos.
''É uma regata muito interessante porque percorre pelo canal e pelo mar, às vezes com muito vento e de vez em quando sem. Cada caso é diferente. Essa é a história. Espero que todos possam se divertir na primeira regata da Semana Internacional de Vela de Ilhabela'', explicou Plínio Romeiro.
Mais histórias
No início, a prova tinha largada e chegada no canal de São Sebastião. Aos poucos, a organização adotou alternativas para que os velejadores chegassem mais cedo, pois à noite, a velejada no canal é quase sem vento.
A dupla Plínio Romeiro e Marcelo Claro disputou a Regata Eldorado Revista OffShore Alcatrazes por Boroeste por anos a bordo do Suduca. Uma diversão misturada às habilidades técnicas. ''Nem sempre teve 55 milhas, a diferença, é que agora chega um pouco depois da Ponta da Sela, no Farolete, o que facilita bem, pois se tiver falta de vento ou correnteza contra, ficava muito difícil. Cheguei a cruzar a linha na vila às sete da manhã'', completou Plínio Romeiro.
Ainda é cedo para prever (mesmo com a ajuda dos meteorologistas) qual será o cenário para o domingo, 14 de julho de 2019. Cada ano é diferente, com entrada de vento forte, fraco, merreca, lua cheia, céu nublado, chuva, etc...Existe a possibilidade de os velejadores se depararem com as baleias jubartes, que estão passando por Ilhabela para reprodução no litoral baiano.
Para o velejador profissional André 'Bochecha'Fonseca, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil tem sempre um truque. ''Principalmente quando tem vento leste na ida, quando forma atrás do morro da Ponta da Sela um bolsão sem vento. É essa a parte mais difícil quando predomina o leste. A regata de vento sul é mais dura, pois tem um contravento forte na ida e uma volta rápida de popa''.
''É uma regata com muita bandeira amarela e nós sempre tentamos não fazer um mau resultado, pois ela é importante. Para ser campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela é preciso fazer uma boa média e descartar a Alcatrazes por Boreste por um resultado ruim não é uma boa ideia'', concluiu o tático do Pajero, equipe que vai disputar o título da competição na classe ORC com seu S40.
No mesmo dia, só que para os barcos menores, saem no mesmo horário a Ilha de Toque-Toque por Boreste e a Renato Frankenthal. O tradicional desfile dos barcos antes da regata de abertura está confirmado!
Inscrições
As inscrições para a 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que ocupará as raias da ilha entre 13 a 20 de julho, entraram em sua terceira e última fase. A partir desta segunda-feira (1º), os velejadores de barcos com vagas próprias pagarão R$200. Nas poitas do Yacht Club de Ilhabela o valor passa para R$420. As equipes têm até o dia 10 para garantir a participação na maior competição de vela oceânica da América do Sul.
Para se inscrever, basta acessar o site oficial da competição, http://sivilhabela.com.br/.
As classes Bico de Proa, Clássicos e Multicascos têm um desconto de 30% sobre o valor das inscrições. Já na categoria RGS, apenas os veleiros afiliados à ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano garantem o mesmo desconto. A medida atende ao pedido da própria ABVO, fomentadora da modalidade no País.
Cerca de 100 equipes de vários estados brasileiros e também do exterior já confirmaram presença. Para a edição deste ano, foram convidadas as classes ORC, IRC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, Multicascos, Mini Transat, HPE-25 e C30. A competição reúne atletas profissionais, medalhistas olímpicos, amadores e cruzeiristas nas mesmas raias.
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