O Tour de France 2019 começa em 6 de julho com largada programada para a cidade de Bruxelas, na Bélgica. A maior competição do ciclismo mundial chega à sua 106ª edição homenageia um dos maiores campeões e lendários ciclistas da história, o 'Canibal' Eddy Merckx, 50 anos após o primeiro dos cinco títulos dele na prova. A etapa inicial terá um percurso de 192 km com início e fim na capital belga.
Desde 1958 o Tour não parte de Bruxelas, embora a caravana tenha passado pela capital da União Europeia em outras ocasiões.
Além da largada, a segunda etapa, no dia 7 de julho, também ocorre na cidade e possui expectativa de muitas emoções. Um contrarrelógio por equipes em um circuito urbano de 27 km, que promete chacoalhar a classificação geral logo no início da competição.
Os ciclistas só pisam em solo francês a partir da terceira etapa, no dia 8 de julho. Serão 214 km da cidade belga de Binche até Épernay, no nordeste da França.
No ano passado, durante a coletiva de imprensa do Tour de France 2019, o diretor Christian Prudhomme confirmou a homenagem ao ciclista belga. ''Partiremos de onde nasceu o maior campeão da história do ciclismo, um homem, um corredor, que nos fez estremecer, que nos deu sonhos para toda a vida: Eddy''.
Eddy Merckx tem 73 anos e se disse bastante emocionado pela histórica homenagem em sua terra!
Veja a apresentação da etapa inicial do Le Tour de France
Sobre o Canibal
Com a extinção dos sete títulos do norte-americano Lance Armstrong, que foi banido do esporte por doping, quatro lendas do pedal dividem o posto de maiores campeões do Tour de France com cinco conquistas para cada: os franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinault, o espanhol Miguel Indurain e o belga Eddy Merckx.
Nascido no dia 17 de junho de 1945, em Meensel-Kiezegem, a cerca de 45 km de Bruxelas, o atleta apelidado de canibal se mudou ainda bem jovem para a capital belga, onde os pais administravam uma mercearia.
Merckx ganhou o apelido de canibal por causa do apetite por vitórias. É considerado um dos ciclistas mais completos da história. Além dos cinco títulos do Tour de France, o belga também é pentacampeão do Giro d’Italia e possui um troféu da Vuelta España (consideradas as três principais competições do calendário do ciclismo de estrada), além de conquistas em diversas outras provas na estrada e no velódromo.
L'Étape Brasil by Le Tour de France
O L'Étape Brasil by Le Tour de France chega à quinta edição na temporada 2019 consolidado como um dos principais eventos esportivos do País. A prova de ciclismo será disputada de 27 a 29 de setembro, em Campos do Jordão (SP), e terá até 3 mil participantes.
Com a chancela do tradicional Tour de France, o L'Étape Brasil mantém as características de uma parte da corrida francesa. Em 2018, ciclistas de todos os estados brasileiros inscreveram-se na prova, aberta também a atletas amadores.
A largada ocorre às 7 horas do dia 29 de setembro, com os participantes distribuídos na área da largada em grupos de acordo com seu condicionamento físico.
Com subidas e descidas, a prova tem toda a infraestrutura e logística de apoio para os competidores ao longo do trajeto.
As inscrições podem ser feitas no site https://www.letapebrasil.com.br/inscricao/
As categorias são divididas por idade e gênero conforme lista abaixo.
Homens: 18 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos; 60 a 64 anos; 65 a 69 anos; 70 anos em diante.
Mulheres: 18 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos; 60 anos em diante.
Mais informações:
Site oficial - https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram - https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava - https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-153318
Treino aberto chamado de blitz para prova em setembro reuniu quase 200 ciclistas de diversas assessorias de ciclismo.
Prova de ciclismo de estrada deste ano será realizada na Suíça Brasileiras no dia 28 de setembro
Marina Boite vence edição de 2025 do Tour de France no Rio de Janeiro (RJ). No masculino, o ganhador foi João Marcelo Pereira Gaspar.
Evento que reúne amadores do ciclismo em um dos cenários mais icônicos do mundo abre com presença de grandes marcas, atrações exclusivas e a ilustre visita do lendário Didi, o Diabo do Tour