O Tour de France 2019 começa em 6 de julho com largada programada para a cidade de Bruxelas, na Bélgica. A maior competição do ciclismo mundial chega à sua 106ª edição homenageia um dos maiores campeões e lendários ciclistas da história, o 'Canibal' Eddy Merckx, 50 anos após o primeiro dos cinco títulos dele na prova. A etapa inicial terá um percurso de 192 km com início e fim na capital belga.
Desde 1958 o Tour não parte de Bruxelas, embora a caravana tenha passado pela capital da União Europeia em outras ocasiões.
Além da largada, a segunda etapa, no dia 7 de julho, também ocorre na cidade e possui expectativa de muitas emoções. Um contrarrelógio por equipes em um circuito urbano de 27 km, que promete chacoalhar a classificação geral logo no início da competição.
Os ciclistas só pisam em solo francês a partir da terceira etapa, no dia 8 de julho. Serão 214 km da cidade belga de Binche até Épernay, no nordeste da França.
No ano passado, durante a coletiva de imprensa do Tour de France 2019, o diretor Christian Prudhomme confirmou a homenagem ao ciclista belga. ''Partiremos de onde nasceu o maior campeão da história do ciclismo, um homem, um corredor, que nos fez estremecer, que nos deu sonhos para toda a vida: Eddy''.
Eddy Merckx tem 73 anos e se disse bastante emocionado pela histórica homenagem em sua terra!
Veja a apresentação da etapa inicial do Le Tour de France
Sobre o Canibal
Com a extinção dos sete títulos do norte-americano Lance Armstrong, que foi banido do esporte por doping, quatro lendas do pedal dividem o posto de maiores campeões do Tour de France com cinco conquistas para cada: os franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinault, o espanhol Miguel Indurain e o belga Eddy Merckx.
Nascido no dia 17 de junho de 1945, em Meensel-Kiezegem, a cerca de 45 km de Bruxelas, o atleta apelidado de canibal se mudou ainda bem jovem para a capital belga, onde os pais administravam uma mercearia.
Merckx ganhou o apelido de canibal por causa do apetite por vitórias. É considerado um dos ciclistas mais completos da história. Além dos cinco títulos do Tour de France, o belga também é pentacampeão do Giro d’Italia e possui um troféu da Vuelta España (consideradas as três principais competições do calendário do ciclismo de estrada), além de conquistas em diversas outras provas na estrada e no velódromo.
L'Étape Brasil by Le Tour de France
O L'Étape Brasil by Le Tour de France chega à quinta edição na temporada 2019 consolidado como um dos principais eventos esportivos do País. A prova de ciclismo será disputada de 27 a 29 de setembro, em Campos do Jordão (SP), e terá até 3 mil participantes.
Com a chancela do tradicional Tour de France, o L'Étape Brasil mantém as características de uma parte da corrida francesa. Em 2018, ciclistas de todos os estados brasileiros inscreveram-se na prova, aberta também a atletas amadores.
A largada ocorre às 7 horas do dia 29 de setembro, com os participantes distribuídos na área da largada em grupos de acordo com seu condicionamento físico.
Com subidas e descidas, a prova tem toda a infraestrutura e logística de apoio para os competidores ao longo do trajeto.
As inscrições podem ser feitas no site https://www.letapebrasil.com.br/inscricao/
As categorias são divididas por idade e gênero conforme lista abaixo.
Homens: 18 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos; 60 a 64 anos; 65 a 69 anos; 70 anos em diante.
Mulheres: 18 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos; 60 anos em diante.
Mais informações:
Site oficial - https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram - https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava - https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-153318
Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem
Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024
Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos
Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)