A Ilhabela Cup será disputada nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24) para todas as classes inscritas (exceto Multicascos) no principal evento da modalidade na América do Sul. A competição é chancelada pela Semana de Vela de Ilhabela e reunirá os barcos de C-30, HPE 25, ORC, IRC, Clássicos, Bico de Proa e RGS.
As provas terão pontuação exclusiva e as premiações serão dadas aos vencedores na Race Village na terça-feira (24). A previsão é de ventos fracos e a comissão de regatas deve definir se adotará percurso médio ou barla-sota.
Depois das duras condições da Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e Toque-Toque por Boreste, os velejadores ganharam um período de descanso neste domingo (22). Muitas equipes aproveitaram para consertar vela danificadas pelas rajas de quase 60km/h da véspera.
Toque-Toque e Alcatrazes
Os ventos de mais de 30 nós (55 km/h) na abertura da 45ª Semana de Vela de Ilhabela testaram a resistência para os barcos nas provas de longo percurso.
Dos participantes, 45 barcos sofreram danos ou desistiram de correr. As classes Bico de Proa, Multicascos, Clássicos e RGS participaram da regata Ilha de Toque-Toque por Boreste.
O fita azul foi o Madrugada (Niels Rump), um dos três clássicos que enfrentaram as rajadas fortes e permaneceram na disputa. O Maré xx (Benoit Joufflineau) foi o melhor entre os Multicascos e o Sirius IV entre os Bico de Proa. O Xiliki (Leonardo Leal) terminou na frente entre os RGS C.
Tradicional, o Madrugada voltou à disputa dos Clássicos na Semana de Vela de Ilhabela a convite de Átila Bohm, do Atrevida. "Foi uma regata emocionante. Depois de muito tempo longe das águas salgadas, o barco continua nos dando alegrias. Ele está fazendo 40 anos em outubro, e mostrou que seu legado está bem resolvido", comemorou o comandante Niels Rump.
Já os barcos maiores, das classes ORC, IRC e RGS A e B, foram para a regata mais longa da competição, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil.
Novo recordista da regata, com 6 horas, 1 minuto e 42 segundos, o Crioula (Samuel Albrecht) foi o melhor na ORC e na IRC. O veleiro fez sua medição nas duas classes. Já o Mussulo III foi o primeiro entre os RGS A e B.
Veja o vídeo do recorde do Crioula
Resultados - Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil
ORC
1. Crioula (Saumel Albrecht) - ORC A
2. Maximus (Ralph Rosa) - ORC A
3. Boto V (André Sobral) - ORC A
IRC
1. Crioula (Eduardo Plaz) - IRC A
2. Maximus (Ralph Rosa) - IRC A
3. Boto V (André Sobral) - IRC A
RGS A e B
1. Mussulo III (José Caldas) - RGS A
2. Libertas (Clauberto Andrade) - RGS A
3. BL3 (Pedro Rodrigues) - RGS B
Resultados - Ilha de Toque-Toque por Boreste
Clássicos
1. Madrugada (Niels Rump)
2. Vendetta (Marcelo Faro)
3. Beiramar (Marco A. Aleixo)
BDP
1. Sirius 4 (Aziz Constantino) - BDP A
2. Newport (Ruy Mendes Vita) - BDP B
3. Seu Pimenta (Flávio Farkouh) - BDP A
Multicascos
1. Maré xx (Benoit Joufflineau)
2. Brasuka (Wellington)
3. Mente Sã (Gilberto R. Camargo)
RGS C
1. Xiliki (Leonardo Leal)
2. Prozak (Márcio Finamore)
3. Rainha (Leonardo Pacheco)
Vídeos e fotos em alta
Os vídeos para uso editorial das primeiras regatas e da abertura oficial da Semana de Vela de Ilhabela podem ser baixados neste link.
Pedidos especiais de imagens podem ser feitos pelo e-mail juliana@onboardsports.net
Faça o download do mídia kit da Semana de Vela de Ilhabela
600 mil novos casos de câncer são esperados em 2018
Principal competição náutica da América Latina trabalha para reduzir impactos ambientais
Ação de limpeza dos mares e da cidade será realizada em 35 pontos da Ilha
Maior evento náutico da América do Sul pode ultrapassar a marca de 120 barcos no ano que vem