Empreender no Brasil é um desafio. É preciso muito talento e criatividade para superar dificuldades, como encontrar um investidor para engrenar de vez o projeto. O portal Afinando o Cérebro, da região de Sorocaba, está nessa jornada e foi selecionado entre os finalistas da 3ª edição da etapa local do concurso Acelera Startup, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) em conjunto com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). O evento será em São Paulo, no mês de novembro.
Para Henrique Cerioni, cofundador e diretor de marketing da Communicar Soluções Criativas - empresa responsável pelo desenvolvimento do produto, a participação no evento permitiu atualizar conceitos, referências e modelos de negócio, pois a troca de experiências e mentorias trouxeram visões diferentes do macro e micro ambiente. E conclui: “Foram 134 inscritos, 70 classificados para a seletiva e ficar entre os 10 finalistas é muito gratificante. Mostra que estamos no caminho que traçamos, quando resolvemos tirar a ideia do papel e colocá-la em prática".
Lançado em 2012, o portal Afinado o Cérebro é pioneiro no Brasil no tratamento do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC). As fonoaudiólogas Ingrid Gielow e Diana Melissa Faria, da Comunnicar Soluções Criativas, criaram e desenvolveram jogos virtuais capazes de unir estímulos sonoros, diversão e interatividade. A validação dos jogos é uma etapa importante e contínua. A cada novo game, testes são realizados com cerca de 80 profissionais. Esta prática permite testar a eficácia e ajustar às necessidades do usuário. Em pouco tempo no mercado, a plataforma tornou-se referência para fonoaudiólogos como uma eficiente extensão do tratamento. Além disso, a ferramenta também se mostrou eficaz para outras áreas como neuropsicologia, pedagogia e psicologia.
"O papel do Afinando o Cérebro é o de oferecer ferramentas para que os profissionais possam estimular em seus pacientes as habilidades que se encontram alteradas, utilizando a Tecnologia da Informação como meio de fazer isso de forma atrativa, eficiente e gamificada” comenta Diana, uma das idealizadoras do projeto. Outra vantagem da plataforma é o acompanhamento à distância. "A continuidade do tratamento em casa acelera o resultado. Além disso, a possibilidade de o profissional acompanhar a evolução da estimulação à distância agiliza o planejamento terapêutico da próxima sessão, além de permitir saber se o paciente está realizando a estimulação à distância”, acrescenta Ingrid.
O portal é uma ferramenta inovadora e contabiliza, desde sua criação, quase 13 mil cadastros, entre profissionais, pacientes e pessoas interessadas em treinar habilidades. Neste período, ultrapassou a marca de 1 milhão e oitocentas mil jogadas, número bastante expressivo para o segmento.
A meta agora é crescer e expandir para outros mercados. De acordo com Henrique Cerioni, o interesse nos jogos cresce a cada dia e a meta para 2018 é aumentar a oferta dos atuais 107 para 130 games e atender demandas em outros idiomas, como o inglês e o espanhol.
Muito fácil de usar, o portal se tornou referência, também, no tratamento de pessoas de todas as idades, sobretudo, idosos com dificuldade de memória. Além disso, indivíduos com Dislexia e TDAH que apresentam alterações no processamento auditivo podem se beneficiar com esta estimulação.
Os jogos possuem vários níveis de dificuldades e em cada etapa novas habilidades são estimuladas e treinadas.
O portal Afinando o Cérebro foi objeto de estudo em um dos trabalhos científicos premiados com Menção Honrosa na X Semana de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, realizada em junho de 2017. A pesquisa intitulada “A Eficácia do programa de treinamento auditivo Afinando o Cérebro em crianças com histórico de otite média” comprovou a eficácia da ferramenta e seu impacto positivo na estimulação do processamento auditivo.
Sobre os idealizadores
Ingrid Gielow
Formada pela Universidade Federal de São Paulo, Mestre e Doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação também pela Unifesp. Diretora da empresa Aurivox, além de Master Practitioner em Programação Neurolinguística e Coach em Comunicação, foi pesquisadora associada ao Mount Sinai School of Medicine e à New York University. Professora do MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas e do CEV (Centro de Estudos da Voz), onde atua clinicamente. Autora de livros e de softwares na área da Fonoaudiologia.
Diana Melissa Faria
Formada pela Universidade Estadual Paulista e Mestre em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de ter formação em Dislexia pela Associação Brasileira de Dislexia e ser Master Practitioner em Programação Neurolinguística. Diretora da empresa Communicar Soluções Criativas. Autora de livro e de softwares na área de Fonoaudiologia.
Henrique Cerioni
É Publicitário formado pela Universidade Mackenzie e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negócios
Serviço
https://www.facebook.com/afinandoocerebro
Contato Assessoria de imprensa
Grace Carreira
(11)99951-4814 (15) 99136-5430
Startup faz parte do centro de inovação, que reúne empresas para transformar a saúde