Promessa para os Jogos de Tóquio 2020, Matheus Gonche encerrou nesta semana sua participação no 6º Mundial Júnior de Natação, realizado em Indianápolis, nos Estados Unidos. O nadador de 18 anos terminou sua principal prova, os 200m borboleta, em 10º lugar geral, com o tempo de 2min00s40. Matheus também fez o fez o melhor tempo da sua vida nos 100m borboleta, finalizando com o 13° melhor tempo na prova (53s73).
"Foi uma experiência única representar meu país em um Mundial. Acredito que poderia ter ido um pouco melhor na minha prova, estava nadando para 1min59s, mas vou continuar trabalhando forte para melhorar meus tempos e fazer as correções necessárias. Espero ter essa oportunidade novamente, agora com a seleção adulta", disse o atleta.
Natural de Resende, no Rio de Janeiro, o nadador ainda disputou duas finais de revezamento, terminando em oitavo lugar no 4×100m medley misto (parcial de 53s79) e em sétimo no revezamento 4x100m medley masculino (53s70). Gonche ainda nadou os 50m borboleta, terminando na 29º colocação (25s27).
Para Renato Balan, técnico do jovem no Sesi-SP, o nadador mostrou uma evolução importante na sua performance. "A participação do Matheus foi muito boa, estou muito satisfeito. Ele conseguiu ótimas colocações, algumas melhoras de tempo e mostrou que estamos no caminho certo. "
Matheus vem em uma crescente de resultados, já aparecendo nas primeiras colocações nas principais competições nacionais absolutas do Brasil, como o Troféu José Finkel, no qual terminou na quarta colocação geral nos 200m borboleta.
Sobre Matheus Gonche
Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação e já é uma promessa para os próximos Jogos Olímpicos. Ele é patrocinado pela POUPEX e Hammerhead, e é contemplado pela Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.