Matheus Gonche mostrou mais uma vez porque é um dos grandes talentos da nova geração da natação brasileira. O atleta do Sesi-SP apareceu nesta semana no Ranking Mundial Sub18 divulgado pela USA Swimming com os 100 melhores juniores da atualidade. O nadador, natural de Resende (RJ), está na 22ª colocação na prova dos 200m borboleta, sua especialidade, com o tempo de 1min59s62, marca obtida no Troféu Maria Lenk de maio.
Foi nesta ocasião, quando terminou na quinta colocação absoluta, que o nadador conquistou uma vaga para participar do Campeonato Mundial Júnior em Indianápolis, que começa na próxima semana, dia 23 de agosto. Além dos 200m borboleta, que ocorrem na segunda-feira (28), Matheus vai disputar os 100m borboleta na quinta-feira (24) e os 50m borboleta no sábado (26).
"Estou muito ansioso para o Mundial, acredito que fiz a melhor preparação possível, me dediquei muito. A expectativa é alta, agora é se divertir e pensar positivo pra que tudo dê certo, quero fazer os melhores tempos da minha vida e dar meu 100% em Indianápolis", conta Matheus.
Aos 18 anos, Gonche já figura entre os melhores nadadores do país na prova dos 200m borboleta. No Troféu José Finkel 2017, disputado no recentemente na piscina da Unisanta em Santos, o jovem por pouco não subiu ao pódio, finalizando a prova em quarto lugar, com o melhor de sua vida: 01min59s16. Nos 100m borboleta, ele terminou na 12ª colocação (54s53).
Sobre o atleta
Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação e já é uma promessa para os próximos Jogos Olímpicos. Ele é patrocinado pela POUPEX e Hammerhead, e é contemplado pela Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.