Capa

Diversidade das raias é um diferencial da Semana de Vela de Ilhabela

23.06.2017  |    15 visualizações

Maior competição de vela oceânica ocupa o lado norte e sul da ilha, com regatas de longo percurso e barla-sota

A Semana de Vela de Ilhabela oferece às mais de 100 equipes inscritas várias situações de regata durante os dias de competição. O maior evento de vela da América Latina - marcado para o período de 7 a 15 de julho - se destaca por ter várias opções de raias e condição climática diferente. A primeira prova, por exemplo, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil obriga os barcos a velejar em um percurso maior do 55 milhas náuticas: contornar o arquipélago paulista e voltar. As regatas do cronograma são também de barla-sota - correndo contra e a favor do vento - e de percurso médio.

''

 

"A regata é disputada bem ao sul da ilha, longe da área de baixio, que poderia dar uma vantagem aos velejadores locais. E pega o vento frente fria, que sopra do sul e ganha muita pressão quando entra no canal de São Sebastião", explica Edmar Santos, comandante do barco Fantasma, que participará da competição na classe IRC com uma tripulação toda formada por velejadores locais. 

Mais curta, com 45 km, a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste é disputada próxima da costa, pelas classes C-30, HPE 30, Mini, Bico de Proa, Clássicos e BRA-RGS C. "Por estar mais próxima da terra, é uma regata adequada para barcos menores e também rápidos", observa Cuca Sodré. "Já a Regata Renato Frankenthal, realizada inteiramente dentro do canal de São Sebastião, é aberta para classes que não fazem disputa em mar aberto, como a HPE25 e a J70."

Depois das provas de longo percurso, a Semana de Vela segue com as regatas de barla-sota, aquelas em que os barcos contornam duas boias na raia determinada. A raia mais utilizada é a da Ponta das Canas, no lado norte da ilha. Muito procurada também por praticantes windsurfe e kitesurfe, a região é dominada pelo vento leste, moderado, na maior parte do tempo, favorecendo provas mais tranquilas. "As regatas ali são realizadas próximas da terra, e há um espaço para os visitantes acompanharem. Este ano, tentaremos aproximar ainda mais o público e os barcos", conta Edmar Santos. O cenário não desaponta os turistas, com o conhecido Farol da Ponta das Canas dominando a paisagem.

 

Mais informações:

Site oficial - svilhabela.com.br
Facebook - svilhabela
Twitter - svilhabela
Instagram - svilhabela
Youtube - Semana de Vela de Ilhabela 

Contatos:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net   
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br
Leia também...
15.07.2017

Regatas serão disputadas no Yacht Club de Ilhabela (YCI) de 20 a 28 de julho de 2018

15.07.2017

Ventou todos os dias e a organização conseguiu fazer regatas todos os dias

15.07.2017

Ginga é Tetra. Argentinos vencem com Phoenix/Mad Max e Caiçara confirma favoritismo

15.07.2017

Barco de Eduardo Souza Ramos foi o campeão geral da classe ORC