Capa

Troféu da Semana de Vela de Ilhabela terá réplica de barco clássico brasileiro

18.06.2017  |    33 visualizações

Pela primeira vez no evento, o modelo aplicado na confecção dos prêmios dos campeões será de um veleiro que estará presente nas regatas: o clássico Áries III

Tradicionalmente, a Semana de Vela de Ilhabela premia os vencedores com troféus que simbolizam modelos de barcos históricos na modalidade, incluindo vencedores de America's Cup e de outras regatas importantes como a Fastnet Race. Na temporada 2017, o veleiro escolhido pela organização foi o Áries III, que brilhou por muitos anos nas raias do litoral norte e continua na disputa, agora com o comando da família Calabria. Pela primeira vez, um barco inscrito para correr as provas recebe essa homenagem em forma de troféu. O Áries III é o atual bicampeão da categoria Clássicos, formada apenas por veleiros antigos, e tentará mais um feito nas regatas de 7 a 15 de julho.
 
''Foi uma surpresa, mas com muito orgulho recemos essa maravilhosa homenagem. Mérito do Zarif que com este veleiro fez história na vela nacional. Nele dezenas de velejadores compartilharam grandes experiências.'', disse Alex Calábria, comandante do Áries III. O veleiro já foi de Guga Zarif, pai do atleta olímpico Jorge Zarif, um dos maiores nomes da vela nacional, que faleceu anos atrás.
 
 Para Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela (YCI), os modelos dos troféus resgatam a história da vela oceânica. ''Todos os anos sempre escolhemos um veleiro que brilhou em regatas internacionais. Com o crescimento da categoria dos Clássicos, a chance de se repetir essa situação em regatas futuras é enorme, pois a história da vela oceânica nacional é contata no mês de julho''.
 
A confecção do troféu da Semana de Vela de Ilhabela com o casco do Áries III será exatamente igual ao modelo antigo, que era pintado de amarelo. Hoje, o modelo Frers 43 de 1970 está em azul. 
''Para revitaliza-lo, me inspirei no Fjord VI do projetista German Frers "pai". Durante o processo de reforma, configuramos o barco no setup de regatas novamente. Dentre as melhorias o assimétrico que ajuda sensivelmente nas manobras com tripulação diminuta'', completou o comandante do atual bicampeão da categoria Clássicos.
 
As homenagens aos barcos antigos em forma de troféuscomeçou em 2006 na Semana de Vela de Ilhabela. Os barcos que participaram da America's Cup - competição esportiva mais antiga do mundo - foram homenageados inicialmente. O primeiro foi o Rainbow, vencedor da prova em 1934. Depois vieram Intrepid, Courageous, Stars and Stripes, e os mais recentes Black Magic e Alinghi. 
 
As regatas começam em 9 e julho com a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e terminam no sábado, dia 15. Mais de 100 veleiros já se inscreveram para a Semana de Vela de Ilhabela nas nove classes do calendário.
 
As inscrições para a 44ª edição da Semana de Vela de Ilhabela estão abertas no site oficial da regata - www.svilhabela.com.br.

Mais informações:

Site oficial - svilhabela.com.br
Facebook - svilhabela
Twitter - svilhabela
Instagram - svilhabela
Youtube - Semana de Vela de Ilhabela 

Contatos:
Flávio Perez
Leia também...
15.07.2017

Regatas serão disputadas no Yacht Club de Ilhabela (YCI) de 20 a 28 de julho de 2018

15.07.2017

Ventou todos os dias e a organização conseguiu fazer regatas todos os dias

15.07.2017

Ginga é Tetra. Argentinos vencem com Phoenix/Mad Max e Caiçara confirma favoritismo

15.07.2017

Barco de Eduardo Souza Ramos foi o campeão geral da classe ORC