Gabriel Fortunato respira o skate desde muito pequeno, mais precisamente aos nove anos, ganhou o seu primeiro. Sua mãe comprou uma papete e, junto dela, acompanhava um modelo de plástico, que usou por muito tempo, até seu irmão quebrar o brinquedo. O garoto que nasceu em 19 de janeiro de 1998, em Suzano, na Grande São Paulo ia ao parque para jogar bola e empinar pipa, mas Gabriel sempre parava para ficar observando seu irmão mais velho, Davidson Fortunato, a fazer manobras.
Em um desses dias, pegou o skate do irmão e disse a ele que iria “dropar” (gíria utilizada para dizer que desceria uma rampa com o skate). Davidson ficou com receio, mas deixou Gabriel tentar. E na primeira experiência, caiu e bateu a cabeça, mas o que chamou a atenção de seu irmão foi que Gabriel chorou, como toda criança que se machuca, mas acabou se levantando e voltou a andar de skate prontamente e, com isso, Davidson se sentiu no dever de apoiar o irmão e comprou o primeiro skate de verdade para Gabriel. Davidson se tornou o principal incentivador do menino que andava com seu “skatezinho” de plástico.
Em uma de suas viagens para assistir um campeonato realizado na cidade de Poá, próximo a Suzano, Davidson deu mais um empurrão e inscreveu Gabriel em um torneio que iriam apenas assistir, mas algo maior estava reservado para o menino de nove anos, que pegou o skate e mostrou todo o seu potencial, faturando o primeiro lugar, e despertando os olhares de todos por ser a revelação do torneio.
Após a primeira conquista, Gabriel não parou mais. Um fato que ajudou muito este início de carreira é o de que o menino morava muito próximo ao Skatepark de Suzano, assim o caminho para o aperfeiçoamento começou a ser feito muito cedo. Gabriel nunca sofreu pressão de sua família e isso também o motivou no crescimento como atleta, que aconteceu de forma natural.
Com tal naturalidade e carisma que demonstrou desde o início, sua ascensão veio com o despertar da atenção de patrocinadores e de outros skatistas. Em pouco tempo, Fortunato passou a realizar apresentações nos Estados Unidos, gravações de vídeos por diversos lugares do Brasil e do mundo e passou também a competir em outros eventos importantes. Tudo isso faz o atleta adquirir mais experiência e realizar sonhos, como o de conhecer e andar junto com outros atletas renomados, além de conhecer novos lugares. Hoje com 19 anos, Gabriel Fortunato continua com a mesma humildade daquele garotinho que queria brincar de skate, mas pode, com toda a certeza, alçar voos mais altos e continuar a “brincar” nas pistas e competições de maiores destaques.
Contatos:
Flávio Perez e Andressa Rufino
flavioperez@onboardsports.com.br e andressa@onboardsports.com.br
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br
Exibição do filme Next New Wave será nesta sexta-feira (18)
Após lesão no primeiro semestre de 2017, atleta de Suzano (SP) se saiu bem nas seis competições que participou neste ano, principalmente nas internacionais
Atleta de Suzano (SP) se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo
Skatista marcou presença numa sessão de High Ollie neste domingo (20)