Capa

Tripulação do Áries III veleja em família e lidera a Semana de Vela de Ilhabela entre os Clássicos

07.07.2016  |    35 visualizações

.

Entre as 13 classes que disputam a Semana de Vela de Ilhabela 2016, os Clássicos chamam a atenção pela exuberância dos veleiros tradicionais, muitas vezes carregados de história. O Áries III, líder da competição na sua categoria com duas vitórias em três regatas, não foge à regra. O barco já pertenceu ao avô de Jorge Zarif, representante brasileiro da Finn nos Jogos do Rio 2016. Hoje, tem na tripulação a família Calábria: Alex, a esposa Roberta e os dois filhos pequenos.

"A gente está curtindo velejar juntos. O mais importante é velejar bonito, e a gente está conseguindo", destaca Alex Calábria. "Neste ano tiramos todos os artefatos que poderiam ajudar, como o enrolador de velas, para velejarmos como se veleja realmente. É o que eu quero ensinar para os meninos."

De acordo com Alex, não há funções definidas no barco. Todos ajudam como podem em todas as tarefas, inclusive os garotos de 11 e 8 anos. "Eles estão ajudando a baixar a genoa, subir o balão, recolher as velas, e isso está sendo uma escola", explica o comandante.

Dividindo-se entre os papéis de esposa, mãe e tripulante do Áries III, Roberta Calábria destaca o envolvimento dos filhos com a vela. "Hoje eles chegaram a falar, 'mãe, foi a melhor semana da minha vida'. É muito bacana vê-los tão envolvidos com o esporte, e poder passar todas essas experiências positivas que eles estão tendo na Semana de Vela de Ilhabela", diz Roberta. "Essa resiliência que estão adquirindo aqui, eles vão levar para a vida inteira."

Clássicos crescem na Semana de Vela de Ilhabela

Alex celebra ainda o crescimento da classe dos clássicos, visível na 43ª Semana de Vela de Ilhabela. Além do Áries III, estão na disputa outros cinco barcos: o Cangrejo, segundo colocado com apenas um ponto de desvantagem para o líder, o Mantra, o Iron Maiden, o Aventura e o Atrevida. "Para as crianças essa experiência vai ser fantástica. Para mim, é a glória, é o que eu sempre sonhei. E estou tendo a chance de realizar esse sonho aqui na Semana de Vela de ilhabela, graças à presença dos clássicos. Que o evento seja sempre esse sucesso maravilhoso, cada vez com mais barcos da classe", conclui o comandante.

Os resultados completos estão disponíveis no site oficial do evento: svilhabela.com.br/2016/resultados.

Programação da Semana de Vela

De segunda (4) à sábado (9), mais de 100 regatas estão programadas para o Canal de Ilhabela. Durante o período também será definido os vencedores dos campeonatos Brasileiro de IRC e Sul-Americano de ORC.

Em paralelo com o evento esportivo também haverá diariamente uma programação cultural completa com shows musicais, espetáculos culturais, palestras e gastronomia no centro histórico da ilha. No sábado (9), haverá o tradicional desfile das embarcações com a presença do Navio Veleiro "Cisne Branco", embarcação utilizada no treinamento de formação nas Forças Armadas, a partir de 10h. No mesmo dia, à noite, será realiza a premiação dos campeões.

Mais informações:
Site oficial - svilhabela.com.br
Facebook - semanadeilhabela
Twitter - svilhabela
Instagram - svilhabela
Youtube - Semana de Vela de Ilhabela
Leia também...
13.07.2016

Após o sucesso deste ano, com 136 barcos de 13 classes e presença de atletas olímpicos, 44ª edição será disputada entre os dias 7 e 15 de julho

12.07.2016

Cristabella tem melhor média após duas competições e leva para seu país a competição, que contou com 33 barcos

11.07.2016

Trio formado por Rudá, Asbar IV e Mussulo III é o dono do troféu transitório Pen Duick II

09.07.2016

Situação normal na vela oceânica, revisão de resultados atrasa o anúncio dos vencedores nas classes que precisam de fórmula para calcular os ganhadores. Nas categorias de monotipos, atletas olímpicos fazem a diferença