O barco Loyal está confirmado na disputa da Semana de Vela de Ilhabela 2016, que será disputada de 1º a 9 de julho, no litoral norte paulista. Ausente de todas as competições da vela oceânica desde a última edição, a equipe do comandante Marcelo Massa conseguiu driblar a crise econômica e confirmar a entrada de dois patrocínios para defender o título da classe C30. ''
Acredito que será um grande evento como sempre, muito competitivo e muito técnico. Todas as tripulações estão se preparando muito para mais uma Semana de Vela e claro todos querem ganhar. A Epson e a Walex são fundamentais para que nosso orçamento seja cumprido a risca e desta forma nos deixando mais competitivos'', contou Marcelo Massa, que começou a correr como comandante em 2003 e perdeu as contas de quantas semanas tem no seu currículo. ''
Meu último campeonato oficial na modalidade foi exatamente a Semana de Vela de 2015 e o Campeonato Brasileiro de C30, que corremos em paralelo em julho. Com muito esforço conseguimos ganhar os dois''.
O nome Loyal é tradicional na Semana de Vela de Ilhabela. O barco dominou os pódios nas edições passadas nos monotipos, mas a temporada de 2009 foi a mais especial para Marcelo Massa. Foi nesse ano que o velejador ganhou seu primeiro título como comandante e timoneiro. Na época, o barco mediu na classe ORC.
''Acho que o segredo é querer ganhar, acreditar sempre, montar uma boa equipe e principalmente treinar muito. Ninguém ganha nada se não treinar, eu posso dizer que fazemos isso muito mais que os outros competidores, mas é a formula do sucesso''.
Mais de 30 barcos já confirmaram a participação nas regatas de 2016. Quatro países devem disputar o maior evento de vela oceânica da América Latina: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
Já se inscreveu?
As inscrições para a Semana de Vela de Ilhabela 2016 já começaram. Os tripulantes devem se inscrever no site oficial www.svilhabela.com.br. De 1º a 31 de maio, o valor é de R$ 260 por tripulante. Já de 1º a 20 de junho, o custo será de R$ 320. De 21 a 27 de junho passa a ser de R$ 420. As tripulações dos veleiros que ficarem em seus clubes, em amarras próprias ou outros locais fora o Yacht Club de Ilhabela terão 20% de desconto no valor da inscrição.
AS CLASSES
BICO DE PROA - Divisão formada por veleiros de oceano, elegíveis pela Comissão Técnica, que não utilizam nenhuma regra de handicap.
CARABELLI 30 - Classe One Design de veleiros de 30 pés projetados pelo experiente velejador e projetista Horácio Carabelli.
CLÁSSICOS - Subdivisão especial da RGS para barcos certificados pela ABVClass e sem velas produzidas com material exótico.
HPE 25 - Os barcos da classe, de projeto do argentino Javier Soto Acebal, formam uma classe nacional de produção em série.
HPE 30 - Com 30 pés, estes barcos também projeto do argentino Javier Soto Acebal, formam a mais nova classe one-design do país.
IRC - Regra internacional que se destina a um amplo número de barcos, de vários tamanhos e formas, desde cruzeiros até os one-off de regata.
J/70 - Classe one-design internacional de barcos com apenas 22,75 pés mas extremamente velozes e ágeis.
MINI - Classe internacional formada por barcos de 21 pés projetados para encarar todos os desafios, inclusive travessias oceânicas.
ORC - Regra internacional do Offshore Racing Committee destinada a barcos com configurações de competição, de tipos e tamanhos diferentes.
RGS - A Regra Geral Simplificada é uma regra nacional caracterizada pela grande presença de vários barcos com perfil predominante de cruzeiro.
RGS SILVER - Divisão especial da RGS para barcos com no mínimo 28 pés, sem velas exóticas e aprovados pela Comissão Técnica da Semana de Vela.
SOTO 40 - Moderna classe One Design planadores criada pelo projetista argentino Javier Soto Acebal, formada por veleiros de 40 pés.
STAR - No Brasil é a classe de maior expressão olímpica, com a conquista de seis medalhas, além de seis títulos mundiais.
Mais informações:
Site oficial -
svilhabela.com.br
Facebook -
semanadeilhabela
Twitter -
svilhabela
Instagram -
svilhabela
Youtube -
Semana de Vela de Ilhabela