Matheus Santana estreia em Jogos Pan-Americanos com medalha de ouro
14.07.2015
| 36 visualizações
-
Matheus Santana
Flávio Perez/Onboardsports
-
Ouro no rev 4x100m livre
Satiro Sodré/SSPress
-
Em Toronto
Satiro Sodré/SSPress
-
100m livre
Satiro Sodré/SSPress
Destaque da nova geração faz bonito em sua primeira participação na principal competição do continente
Matheus Santana mostrou mais uma vez porque tem potencial para se tornar um dos maiores nadadores do país. O jovem de 19 anos conquistou na noite desta terça-feira (14) sua primeira medalha em Jogos Pan-Americanos. O ouro veio no revezamento 4x100m livre, com o nadador abrindo a disputa de uma prova emocionante, que terminou com a equipe brasileira conquistando também um novo recorde Pan-Americano (3min13s66). Além de Matheus, integraram o time João de Lucca, Bruno Fratus, Marcelo Chierighini e ainda Thiago Pereira, que nadou as eliminatórias. A prata ficou os anfitriões, o Canadá (3min14s32), e o bronze com os Estados Unidos (3min16s21).
"É uma prova bem disputada, bem legal de acompanhar, emocionante eu diria. Imaginávamos nadar forte e ganhar, todos deram 100%. Agora é unir ainda mais o time para conquistar uma boa colocação no Mundial", contou o nadador, que pouco antes do revezamento também se destacou entre os grandes nomes do continente nos 100 m livre individual.
Nas eliminatórias, o jovem nadou bem, terminando em segundo lugar da série e entrou na final com o oitavo tempo (49s52). Na decisão, o atleta passou os primeiros 50 metros em 23s50 e chegou em sétimo lugar (49s58). A vitória ficou com Frederico Gabrich da Argentina. "A preparação dele foi muito boa desde o Maria Lenk. Sabemos que tem o Mundial daqui 15, 20 dias, mas já estávamos visando essa competição em Toronto há uns 2 anos. Alguns detalhes ainda estão faltando pra ele chegar na casa dos 47s, nossa meta, mas ele mostrou que tem garra e talento, e pode chegar lá", afirmou o técnico Márcio Maluf.
O atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta) ainda terá pela frente em Toronto o revezamentos 4x100 m medley, no sábado (18).
Matheus Santana tem apenas 19 anos e já está no hall dos grandes nomes da natação brasileira e mundial. O nadador carioca tem resultados expressivos, que chamam a atenção na prova dos 100 m livre. O recorde mundial júnior - 48s25 - e as três medalhas na Olimpíada da Juventude, incluindo a de ouro na distância, são suas marcas importantes. O atleta defende a Unisanta e tem os patrocínios de Embratel, Correios e RP4.
Mais informações nos site www.matheussantana.com
Contatos:
Flávio Perez e Andressa Rufino
contato@onboardsports.com.br
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br