Capa

Mesmo debaixo de chuva, Skate Run 2014 faz a alegria da galera em São Paulo

21.09.2014  |    57 visualizações

Maior corrida de skate do mundo é novamente destaque da Virada Esportiva da capital, reunindo mais de 4 mil skatistas

Fenômeno. Nem a chuva nem o frio foram capazes de acabar com a alegria e a disposição dos skatistas que participaram neste domingo (21) da Skate Run 2014. Mais de 8 mil fãs e praticantes mostraram a verdadeira paixão pela modalidade ao encarar o percurso de 8 e 3 quilômetros pelas ruas molhadas do centro de São Paulo. O cenário foi totalmente democrático: feras do skate, como Sandro Dias, muitas meninas, famílias inteiras e as crianças.

"Esse é o verdadeiro espírito do skate. Andar pelo simples prazer de curtir o rolê e estar com a família e os amigos. Tivemos mais de 8 mil inscritos e mesmo com a chuva atingimos um número bem próximo de participantes que o ano anterior. Isso mostra que a corrida é um sucesso e temos ainda muito espaço para crescer", destacou Fernando Amaral, o Bathmann, pentacampeão de downhill e um dos criadores do evento.

Por questão de segurança, a competição ocorreu apenas entre os atletas profissionais. Mesmo assim, os amadores marcaram o seu tempo nos percursos de 8 e 3k.

"Os skatistas de São Paulo deram uma demonstração de que amam verdadeiramente o Skate. Choveu muito, desde a madrugada, e mesmo assim milhares vieram para rua. Nós transformamos a Skate Run em um grande passeio e todos participaram com muita alegria e muita disciplina, entendendo que as medidas tomadas foram para preservá-los, mantendo a segurança e integridade de todos", destacou Celso Jatene, secretario municipal de Esportes de São Paulo.

Os vencedores entre os profissionais

A paranaense Georgia Kalena Bontorin foi o principal destaque de 2014. Aos 17 anos, foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada em 30min04. A jovem foi seguida por Reine dos Santos Oliveira - 31min04, segunda colocada, e Laura de Carvalho Alli Wilke - 35min04, terceira.

"Pratico há 5 anos e no começo minha família não me apoiava. Quem ficava do meu lado eram mais meus amigos. Mas, graças ao skate já conheci vários países e não penso em largar. Essa vitória não é só minha, mas do skate em si, demonstrando que as mulheres estão conquistando seu espaço e podem ajudar a alavancar ainda mais a modalidade", disse a Georgia Bontorin, que é vice-campeã mundial de Speed.

E a briga entre os profissionais do masculino foi intensa. A diferença entre o primeiro e o décimo colocado foi de apenas 1min40s. E quem brilhou foi Bruno de Araújo Miyamoto, o Japa, que terminou a prova em 19min10s.

"Foi a vitória do skate e do esporte. Liberar 8k para praticar o skate é para ser comemorado. Demorou pra gente ter um evento como esse. Estou bastante emocionado por ter feito história e me tornar campeão brasileiro de push", disse Japa, que agora terá um desafio e tanto pela frente: descer um corrimão de 15 degraus em Goiania (GO) .

Victor Pereira Salazar e Jonas Richter, completaram o pódio em segundo - 19min12s - e terceiro - 19min32s, respectivamente.

"O percurso foi bem técnico, exigindo resistência e força, além de habilidade dos skatistas. A chuva dificultou um pouco nas curvas e tivemos que reduzir um pouco no final", comentou o vice-campeão da Skate Run 2014, Vitor Salazar.

Depoimentos:

A Skate Run mais uma vez cumpriu com seu objetivo de unir as tribos, promover a participação e fomentar a prática, independente do sexo e idade. O engenheiro Marcio Dicroce, por exemplo, fez questão de trazer a filha Valentina, de 6 anos. "Ela anda desde os 4 anos, se joga e adora fazer downhill lá no Museu do Ipiranga. Deixei meu skate no carro e vim para apoiá-la".

Já Denise Felipe começou aos 40 anos e ressalta que o skate se mostrou uma excelente oportunidade para unir a família. "Aprendi por conta dos filhos e do marido. Fui no embalo e incentivo a todos porque é uma atividade esportiva que nos mantém unidos", afirmou Denise Felipe, mãe de Pedro e Enzo de Abreu, casada com Gian.

As gêmeas Rebeca e Talita Sobral lembram que tiveram que romper diversas barreiras culturais para seguir na modalidade. "Fazemos parte de um grupo de jovens da igreja e para a maioria da éramos o ‘capeta’. Sofríamos muito preconceito, muitos falavam que skatista era tudo ‘maloqueiro’, vândalo. Mas a paixão pelo esporte segue falando mais alto e estamos aqui, mais felizes do que nunca. Nós quebramos paradigmas", lembrou Rebeca, que é professora de artes e tem 22 anos.

Melhores momentos
Confira a seguir o link para download do vídeo release do Skate Run 2014:

http://we.tl/n4eEsEK2Fo

A Skate Run é uma realização da Confederação Brasileira de Esportes Radicais com apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação. #euvoudeskate

Mais informações na página oficial do evento: www.skaterun.com.br
Siga também nas redes sociais:
facebook.com/skaterun
@skaterunoficial para twitter e instagram

Contatos:
Flávio Perez e Andressa Rufino
contato@onboardsports.com.br e andressa@onboardsports.com.br
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br
Leia também...
22.09.2024

Tradicional evento de skate foi realizado no Centro de São Paulo (SP)

19.09.2024

Prova maior terá uma única volta de 6 km passando por pontos icônicos de São Paulo (SP).

16.09.2024

Hexacampeão mundial de skate estará no Centro Histórico de São Paulo (SP)

08.09.2024

Tradicional prova de skate será neste domingo (22) na cidade de São Paulo (SP)