Skate Run 2014 - Números do skate no Brasil demonstram popularização da modalidade
17.09.2014
| 25 visualizações
-
Largada Skate Run 2013
Roberto Tatto
-
Juventude é fã da modalidade
Roberto Tatto
-
Corrida deve reunir 10 mil participantes
Luiz Pires
-
Evento familiar
Luiz Pires
Com a modalidadeem alta, Skate Run 2014 deve superar sucesso da edição anterior, reunindo mais de 10 mil participantes
Os números comprovam. O skate está se consolidando cada dia mais no cotidiano dos brasileiros. Presente no País desde 1960, a modalidade já soma mais de 4 milhões de praticantes, de acordo com dados da Confederação Brasileira de Skate (CBSK). Só na cidade de São Paulo, principal metrópole do Brasil, são mais de 400 mil pessoas mostrando que o skate não é apenas uma atividade física ou modinha, e sim uma alternativa para mobilidade urbana.
O crescimento constante, principalmente nos grande centros urbanos, justificou inclusive a criação de uma corrida exclusiva para os fãs e adeptos: A Skate Run.
A prova contou com a participação de mais de 4 mil pessoas na edição de abertura, em 2013, e com isso foi considerada o maior evento do mundo na modalidade. O sucesso na primeira corrida garantiu a realização da Skate Run 2014, marcada para este domingo (21), junto com a Virada Esportiva na capital paulista.
"Em 2013 fizemos história e vamos repetir o sucesso em 2014. Mais de 10 mil participantes são esperados no evento. Tenho certeza de que a turma do skate de outros estados virá a São Paulo andar conosco", afirma Edson Scander, vice-presidente da CBSK.
Segundo dados da pesquisa Datafolha, realizada em dezembro de 2009, a maior parte dos domicílios que possuem praticante de skate estão nas regiões sul e sudeste. A pratica está mais difundida nas regiões metropolitanas. Além disso, também foi possível avaliar o perfil de quem anda. A idade média é de 16 anos e foi constatado que a prática tem início muito cedo, já que 25% dos praticantes têm até 10 anos. Isso reforça que afinidade da modalidade com a juventude. Mas um dado interessante é que 42% dos praticantes situam-se nas camadas mais favorecidas (classes AB). As classes DE representam apenas 8% dos entrevistados.
"A ampliação da divulgação do skate na mídia, especialmente na TV, seja pela transmissão de campeonatos em canais seja por propagandas, certamente ajudou com que a modalidade fosse mais aceita pela sociedade, consequentemente, abrindo espaço para a popularização", ressalta Fernando Amaral, o Bathmann, hexacampeão brasileiro de skate, um dos responsáveis pela criação e organização da Skate Run 2014.
A Skate Run 2014
Com largada no Estádio do Pacaembu, a Skate Run 2014 espera reunir mais de 10 mil participantes. Os inscritos serão divididos em dois pelotões: Profissionais (8k - homens e mulheres filiados junto a CBSK), Amadores (8 km - homens e mulheres acima de 14 anos) e Passeio (3k - pais e filhos, iniciantes ou quem quer apenas dar um "rolê"). Menores acima de 14 anos devem apresentar a autorização dos pais ou responsável para participar. Já menores de 13 anos, deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Credenciamento de Imprensa
Os interessados em cobrir a maior corrida de skate do mundo, Skate Run 2014, deverão enviar um e-mail para andressa@onboardsports.com.br, com nome completo, telefone para contato e veículo que representa até sexta-feira (19).
A Skate Run é uma realização da Confederação Brasileira de Esportes Radicais com apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação. #euvoudeskate
Mais informações na página oficial do evento: www.skaterun.com.br
Siga também nas redes sociais:
facebook.com/skaterun
@skaterunoficial para twitter e instagram
Contatos:
Flávio Perez e Andressa Rufino
contato@onboardsports.com.br e andressa@onboardsports.com.br
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br