Capa

Dois anos para Rio-2016: Vela brasileira perde classe Star, mas terá meninas mais próximas do pódio

03.08.2014  |    23 visualizações

Especialistas na modalidade, irmãos Renata e Marcelo Bellotti lamentam a quase certa saída da categoria mais vitoriosa da vela nacional, mas apostam em bom resultado no geral

Os irmãos Renata Bellotti e Marcelo Bellotti estão confiantes na vela brasileira na Rio-2016. Os especialistas na modalidade acreditam que, mesmo com a possível saída da Star - classe mais vitoriosa da vela nacional em Olimpíadas - a seleção brasileira fará um bom papel na raia da Baía de Guanabara em dois anos. Em toda a história são 17 pódios, perdendo apenas para o judô. Segundo Renata Bellotti, o Brasil tem reais chances de pódio em pelo menos cinco classes: Laser, 49erFX, Finn, RS:X e 470.

"Ainda não estão definidos os classificados, mas os resultados internacionais podem nos dar um parâmetro. Na Laser, o Robert Scheidt dispensa apresentação, pois é o maior medalhista olímpico. Na 49erFX, a dupla Martine Grael/Kahena Kunze domina o ranking da ISAF. Na Finn, o Jorginho Zarif é o atual campeão mundial. Já na 470, Fernanda Oliveira/Ana Barbachan estão voando. Por fim, o Bimba e a Patrícia Freitas se destacam na RS:X. Na maioria das classes, pelo menos um velejador está a altura para substituir os titulares", contou Renata Bellotti. "Cito também o esforço feito pela Fernanda Decnop. A velejadora de Laser está investindo o que tem e o que não tem para a campanha olímpica".

Incentivadora da vela feminina, Renata Bellotti está confiante nas meninas do País. A velejadora da equipe F7 SerGlass lembra que, pela primeira vez na história, o Brasil tem chance de sair com pelo menos três medalhas entre as mulheres. "As meninas estão velejando mais e participando de regatas olímpicas e oceânicas. Isso é importante e motiva as atletas. Claro que a Olimpíada no Brasil potencializa os resultados, mas as meninas provam que estão bem. Liderar ranking da ISAF e ficar sempre entre as top 10 é um bom indício". A única medalha feminina do Brasil na vela foi em Pequim-2008 com Fernanda Oliveira/Isabel Swan na 470.

Star fora?

Em 2014, Marcelo Bellotti decidiu de vez fazer campanha na classe Star. Mesmo sabendo que a categoria poderia ficar de fora da Rio-2016, o velejador da F7 SerGlass apostou no barco, que é apontado como o mais técnico da vela.

As informações indicam que ainda há uma pequena chance da Star voltar ao calendário. Velejadores e confederações fizeram esforços em prol da categoria, mas até agora não surtiu efeito.

"É a classe mais vencedora do nosso esporte. Robert Scheidt, Torben Grael e outros campeões conquistaram medalhas na categoria, mas infelizmente decidiram tirar a categoria. Ainda há esperança e, se abrir uma campanha olímpica, vou tentar a vaga. O Star é o melhor barco para se velejar", disse Marcelo Bellotti.

As classes Nacra e 49erFX entraram no cronograma da Olimpíada nos lugares de Star e Match Race.

Os irmãos Bellotti recentemente correram a Ilhabela Sailing Week, considerado o maior evento de vela oceânica do Brasil. Líderes da equipe F7 SerGlass, os velejadores foram timoneiros nas classes HPE e Star.

Sobre a F7

A F7 Blindagem conta com profissionais com mais de 10 anos de experiência no ramo de blindagem automotiva e arquitetônica. A empresa é certificada pelo Exército Brasileiro e fica estrategicamente localizada próximo ao Rodoanel, na região do grande ABC. O local tem infraestrutura ampla e sofisticada com áreas de montagem, estoque, assistência técnica e estacionamento.

Sobre a SerGlass

A SER Glass é fabricante do vidro blindado Eternity e está no mercado desde 2005. Aliando estudos e tecnologia, em 2009 a empresa iniciou a produção de vidros blindados cuidadosamente testados e que obedecem aos mais rígidos padrões de qualidade e tecnologias mundiais. Atualmente, a SER Glass absorve cerca de 15% da produção nacional de vidros blindados e desenvolve cerca de 10 modelos de novos veículos a cada mês. É a única no país com equipamentos e softwares para montar projetos dos vidros blindados em 3D. Além disso, é a primeira empresa do Brasil a oferecer 10 anos de garantia contra a delaminação do vidro.

Contatos:
Andressa Rufino
andressa@onboardsports.com.br
www.onboardsports.com.br
Leia também...
17.03.2016

Maior evento náutico da America Latina, marcado de 01 a 09 de julho de 2016, chega à sua 43ª edição

07.02.2015

No Rio de Janeiro, velejador paulista terá Marcos Lagoa como proeiro

11.09.2014

Renata Bellotti convoca irmão para fazer sua tática no F7 SERGlass da classe HPE

25.07.2014

Marcelo Bellotti e Antonio Moreira ficaram atrás apenas de medalhistas olímpicos e Renata Bellotti mostrou evolução na classe HPE