Dois anos para Rio-2016: Vela brasileira perde classe Star, mas terá meninas mais próximas do pódio
03.08.2014
| 23 visualizações
-
Classe Star
Fred Hoffmann
-
F7 SerGlass
Fred Hoffmann
-
Baía de Guanabara
Fred Hoffmann
-
Parte da equipe
Fred Hoffmann
Especialistas na modalidade, irmãos Renata e Marcelo Bellotti lamentam a quase certa saída da categoria mais vitoriosa da vela nacional, mas apostam em bom resultado no geral
Os irmãos Renata Bellotti e Marcelo Bellotti estão confiantes na vela brasileira na Rio-2016. Os especialistas na modalidade acreditam que, mesmo com a possível saída da Star - classe mais vitoriosa da vela nacional em Olimpíadas - a seleção brasileira fará um bom papel na raia da Baía de Guanabara em dois anos. Em toda a história são 17 pódios, perdendo apenas para o judô. Segundo Renata Bellotti, o Brasil tem reais chances de pódio em pelo menos cinco classes: Laser, 49erFX, Finn, RS:X e 470.
"Ainda não estão definidos os classificados, mas os resultados internacionais podem nos dar um parâmetro. Na Laser, o Robert Scheidt dispensa apresentação, pois é o maior medalhista olímpico. Na 49erFX, a dupla Martine Grael/Kahena Kunze domina o ranking da ISAF. Na Finn, o Jorginho Zarif é o atual campeão mundial. Já na 470, Fernanda Oliveira/Ana Barbachan estão voando. Por fim, o Bimba e a Patrícia Freitas se destacam na RS:X. Na maioria das classes, pelo menos um velejador está a altura para substituir os titulares", contou Renata Bellotti. "Cito também o esforço feito pela Fernanda Decnop. A velejadora de Laser está investindo o que tem e o que não tem para a campanha olímpica".
Incentivadora da vela feminina, Renata Bellotti está confiante nas meninas do País. A velejadora da equipe F7 SerGlass lembra que, pela primeira vez na história, o Brasil tem chance de sair com pelo menos três medalhas entre as mulheres. "As meninas estão velejando mais e participando de regatas olímpicas e oceânicas. Isso é importante e motiva as atletas. Claro que a Olimpíada no Brasil potencializa os resultados, mas as meninas provam que estão bem. Liderar ranking da ISAF e ficar sempre entre as top 10 é um bom indício". A única medalha feminina do Brasil na vela foi em Pequim-2008 com Fernanda Oliveira/Isabel Swan na 470.
Star fora?
Em 2014, Marcelo Bellotti decidiu de vez fazer campanha na classe Star. Mesmo sabendo que a categoria poderia ficar de fora da Rio-2016, o velejador da F7 SerGlass apostou no barco, que é apontado como o mais técnico da vela.
As informações indicam que ainda há uma pequena chance da Star voltar ao calendário. Velejadores e confederações fizeram esforços em prol da categoria, mas até agora não surtiu efeito.
"É a classe mais vencedora do nosso esporte. Robert Scheidt, Torben Grael e outros campeões conquistaram medalhas na categoria, mas infelizmente decidiram tirar a categoria. Ainda há esperança e, se abrir uma campanha olímpica, vou tentar a vaga. O Star é o melhor barco para se velejar", disse Marcelo Bellotti.
As classes Nacra e 49erFX entraram no cronograma da Olimpíada nos lugares de Star e Match Race.
Os irmãos Bellotti recentemente correram a Ilhabela Sailing Week, considerado o maior evento de vela oceânica do Brasil. Líderes da equipe F7 SerGlass, os velejadores foram timoneiros nas classes HPE e Star.
Sobre a F7
A F7 Blindagem conta com profissionais com mais de 10 anos de experiência no ramo de blindagem automotiva e arquitetônica. A empresa é certificada pelo Exército Brasileiro e fica estrategicamente localizada próximo ao Rodoanel, na região do grande ABC. O local tem infraestrutura ampla e sofisticada com áreas de montagem, estoque, assistência técnica e estacionamento.
Sobre a SerGlass
A SER Glass é fabricante do vidro blindado Eternity e está no mercado desde 2005. Aliando estudos e tecnologia, em 2009 a empresa iniciou a produção de vidros blindados cuidadosamente testados e que obedecem aos mais rígidos padrões de qualidade e tecnologias mundiais. Atualmente, a SER Glass absorve cerca de 15% da produção nacional de vidros blindados e desenvolve cerca de 10 modelos de novos veículos a cada mês. É a única no país com equipamentos e softwares para montar projetos dos vidros blindados em 3D. Além disso, é a primeira empresa do Brasil a oferecer 10 anos de garantia contra a delaminação do vidro.
Contatos:
Andressa Rufino
andressa@onboardsports.com.br
www.onboardsports.com.br