Capa

Escolinha de Triathlon em Curitiba projeta mais desafios para a criançada em 2023

15.02.2023  |    463 visualizações

Treinamentos do início da temporada são adaptados para respeitar o desenvolvimento físico da garotada

Fevereiro é mês de volta às aulas na escola e ajustes na rotina do nada, pedala e corre. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões no Colégio da Polícia Militar do Paraná, o início da temporada é dedicado a pequenos ajustes, tanto nos equipamentos como as bikes, como nas técnicas dos exercícios, para ajudar a criançada a retomar o ritmo de treinos.

O início da temporada requer atenção especial, para evitar o "overtraining" e possíveis lesões. Por isso, a retomada do ritmo normal de treinos é feita de forma lenta e gradual. Depois de um período de atividades leves, com brincadeiras como vôlei na piscina, pega-pega e mata soldado, feitas com o objetivo de fazer as crianças se movimentarem, a ordem agora e relembrar e reforçar o que já foi aprendido.

"Nosso desafio é focar mais nos aspectos técnicos das três modalidades, revisando tudo o que já foi ensinado, agora com mais propriedade no assunto por parte deles. Queremos inserir mais simulados de duathlon, aquathlon e triathlon nos treinos, colocá-los em teste mais vezes", explica Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

 

Metas da ONU na Escolinha

A formação social também ganhou força nos núcleos paranaenses da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto se comprometeu com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, realizando atividades alinhadas com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram o programa. Entre os temas abordados ao longo do ano, estiveram a agricultura sustentável, por meio da criação de uma horta comunitária mantida pelas crianças. Além disso, rodas de palestras e conversas abordaram a educação no trânsito, a igualdade entre os gêneros e a prevenção à depressão infantil e adolescente. Os alunos ainda aprenderam técnicas de reaproveitamento da água da chuva, utilizada na limpeza das bikes.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Astra, Rede Condor, Thales, Enaex Brasil, Veneza e Golfleet.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
31.10.2022

Atletas do grupo de pré-alto rendimento da Escolinha de Triathlon Formando Campeões vão ao pódio da competição em Montevidéu, neste domingo (30)

19.10.2022

Aluno da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Curitiba acumula aprendizados e conquistas diárias no projeto

22.08.2022

Escolinha de Triathlon Formando Campeões e outras três equipes participaram do 2º Training Camp da modalidade em Criciúma, Santa Catarina

06.07.2022

Projeto completou sete anos como referência na formação de crianças e adolescentes por meio da modalidade