Capa

Capivaras de Campinas viram símbolo da Escolinha de Triathlon

Projeto voltado para as crianças adotou animal como símbolo do triathlon praticado com prazer, solidariedade e busca de superação

20.04.2021  |  157 visualizações

Quando alguém chama por uma "capivarinha" na Lagoa do Taquaral, em Campinas, pode não se referir ao animal que circula em grandes grupos por ali, mas a um aluno da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. As capivaras se tornaram símbolo de um esporte praticado com prazer, com solidariedade ao próximo, buscando superação. Lições que o projeto busca transmitir às crianças.

A associação entre as capivaras e o triathlon "raiz", na Escolinha, veio do professor Luiz Henrique Castilho. De acordo com Luiz, o jeito tranquilo da capivara, que passa o dia nadando, caminhando e tomando sol, faz dela quase uma triatleta.

"Desde os 16 anos, aprendi com meus técnicos que o nosso estilo de triathlon é igual ao das capivaras. Fazemos só o que nos move, que é nadar, pedalar e correr. Não ligamos para acessórios da moda ou equipamentos hightech. É o que tento passar para os alunos", explica Luiz."Quando você vê um triatleta sorrindo, curtindo um treino ou uma prova, com roupas descombinadas, acessórios simples, ajudando os outros, mas com uma baita performance, pode ter certeza de que aquele é uma capivara."

Educação para a vida com o triathlon

Com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, s treinos da Escolinha de Triathlon em Campinas passaram para o ambiente virtual. Os alunos fazem os exercícios em casa, acompanhados pelos professores via internet. Muito além das atividades físicas, as aulas nessa fase também trazem temas como a história do triathlon, cuidados com alimentação e higiene, disciplina e relacionamento com a família. Sempre passados de forma lúdica, com muita brincadeira.

"Descobrimos a percepção dos alunos sobre alimentação e o que as crianças comem antes e depois das aulas com uma "corrida RUNgo. Também tivemos aulas sobre higiene, hidratação e relaxamento. E inventamos várias brincadeiras envolvendo exercícios do triathlon, como o Roda Roda JequiTRI e a Batalha Naval Triathlon", conta Luiz, que conta com a parceria da professora Jessica Barbosa de Lima nas aulas.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido.

A Agenda 2030 tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles a erradicação da pobreza, conquista da saúde e bem-estar, educação de qualidade para todos e igualdade de gêneros. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite 
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

Leia também...
02.06.2021

Ação inédita do projeto, em todos os núcleos no País, pretende aproximar pais, professores e psicólogos para orientar e apoiar os jovens durante a pandemia

05.05.2021

Presença ativa rotina de treinos ajuda garotada a se desenvolver na Escolinha de Triathlon Formando Campeões

26.03.2021

Parceria de mãe e filha no projeto em Campinas, São Paulo, mostra como o esporte pode ser uma ferramenta de união e aprendizado mútuo

16.02.2021

Projeto esportivo em Campinas ajuda a diminuir ansiedade e mantém o bem estar