Capa

L'Etape Brasil

L'Étape Rio: Direção de prova define percursos na Cidade Maravilhosa

Prova terá percurso de 111 km e 66 km e será realizada em junho; evento segue com inscrições abertas

05.03.2021  |  139 visualizações

O L'Étape Rio by Tour de France terá dois percursos (111 km e 66 km) na sua edição de estreia, que será realizada entre os dias 25 a 27 de junho de 2021, no Rio de Janeiro (RJ). A prova terá como sede a Marina da Glória, local que recebeu os Jogos Olímpicos e outros eventos esportivos e culturais e passará por orlas da Cidade Maravilhosa. 

Na versão completa, os ciclistas irão até o Recreio dos Bandeirantes antes de cruzar a linha de chegada na Marina da Glória. A tendência é que o percurso seja rápido devidos as características do Rio de Janeiro (RJ), que é um circuito predominantemente plano, passando por praticamente todas as praias.

"Fizemos uma remodelada no tipo de prova, com muito menos montanhas no Rio de Janeiro. Saímos de Campos do Jordão, uma região com muitas montanhas e tendo dois mil metros de altura em todo trajeto, é uma prova com estilo muito mais individual''.

''Devido ao horário, temos chance de menos vento o que realmente faz uma grande diferença do comportamento do pelotão para todo mundo andar junto", comentou Fernando Chelles, diretor técnico da prova. 

Com a previsão para menos vento, a direção de prova espera que os atletas consigam andar mais tranquilamente, cada um em seu pelotão, até mesmo em velocidade mais alta. "A ideia é que todo mundo realmente consiga curtir todas avenidas da praia em uma velocidade razoável. Com tudo fechado exclusivamente para o circuito", disse Cheles. 

O trajeto menor, de 62 quilômetros também passará pela orla da cidade. A direção busca uma outra alternativa de percurso para a melhora individual.

"Estamos buscando algumas montanhas no Rio para a ação do percurso para que o atleta individualmente consiga um resultado melhor, mas isso não é certeza. Será um trajeto plano, que vai passar por todas as orlas do Flamengo, Marina da Glória até o Pontal. No Rio será de 35 quilômetros por hora mais lentos e 50 para o pelotão da frente!", completou Chelles. 

Mais sobre L'Étape Rio

A largada ocorrerá às 6 horas do dia 27 de junho de 2021. A recomendação é que o atleta esteja posicionado no local da largada com 60 minutos de antecedência.

Quem quiser assistir e torcer pelos ciclistas poderá ficar na Marina da Glória, onde os participantes passarão na largada e na chegada da prova. Por questões de segurança não é permitido ficar nas estradas por onde passa o evento.

As inscrições seguem abertas no site do evento www.letaperio.com.br

L'Étape by Tour de France 

O L'Étape Brasil chegará à Campos do Jordão (SP) pela quarta vez, com os percursos de  107 e 66 quilômetros. Após três bem sucedidas edições nos anos de 2015, 2016 e 2017 na cidade paulista de Cunha, o L’Étape Brasil seguiu para Campos do Jordão (SP), onde realizará o evento pela quarta vez em 2021.

Mais informações:

 

 

Leia também...
09.06.2021

108ª edição do Tour de France está programada de 26 de junho a 18 de julho

20.04.2021

Avanço dos casos de COVID-19 obriga organização a mudar a prova de junho para novembro

16.02.2021

Maior prova de ciclismo amador do planeta terá edições no Rio de Janeiro (RJ), em 27 de junho, e Campos do Jordão (SP), em 26 de setembro

20.01.2021

Calendário deste ano tem edição inédita na Cidade Maravilhosa no mês de junho. Setembro é a vez de Campos do Jordão (SP)