Capa

Jorge Zarif

Jorge Zarif recebe barcos para disputa de Tóquio 2021

Atleta treina em Ilhabela (SP) ao lado de campeão pan-americano Alexandre Paradeda

03.03.2021  |  156 visualizações

O velejador Jorge Zarif entrou em sua nova fase de treinamento visando a Olimpíada de Tóquio 2021. O atleta paulista já está a bordo do barco Finn que será usado no Jogos, que começam em julho. Os novos materiais foram enviados de Barcelona, na Espanha, até o porto de Santos (SP) e chegaram na segunda-feira (1).

O contêiner transportou dois veleiros certificados pela Finn e mais cinco velas. Toda a logística ficou a cargo da PGL Brasil, empresa de transporte, armazenagem, desembaraço e agenciamento de cargas patrocinadora do campeão mundial.

Jorginho Zarif já treina com os barcos em Ilhabela (SP) com o campeão mundial e pan-americano Alexandre Paradeda desde o fim de 2020. A escolha de materiais é uma fase importante numa campanha olímpica de vela!

 ''Vou chegar na Olimpíada com o melhor material que selecionei junto com meu técnico. Pela falta de velejadas fora do Brasil causada pela pandemia, a gente estava um pouco desatualizado. Como não estávamos conseguindo ir para Europa, achamos melhor trazer os barcos para o Brasil com a ajuda da PGL''.

''Selecionar esse material aqui no Brasil e depois mandar para Europa para dar um pouco mais de tranquilidade'', disse Jorge Zarif.

O calendário de 2021 da classe Finn ainda segue indefinido. Nesta quarta-feira (3), o atleta recebeu a notícia do cancelamento do Campeonato Europeu de Finn, que seria realizado em Hyeres, na França, de 17 a 24 de abril. O mundial da categoria também corre o risco de adiamento em função da COVID-19.

''Acho que quando a gente começou a pensar em trazer não pensávamos em pandemia e acho que hoje do jeito que está as coisas tivemos a decisão certa de trazer para cá e ficar aqui. O Europeu que seria realizado na França foi cancelado. Mundial em Portugal também está em risco. Então fazer a preparação aqui (Brasil), certeza vamos usar o material'', completou Jorge Zarif.

Mesmo com a indefinição, Jorge Zarif treina em praticamente dois períodos cinco vezes por semana para chegar pronto para as regatas de 2021. 

''Trabalhamos muito para ele chegar lá forte! A ideia é chegar na Europa e treinar. Mas vai depender do COVID. Queremos que ele chegue muito forte fisicamente e bem tecnicamente na levada do barco, como manobrando bem. Eu acho que esses objetivos estão sendo alcançados'', explicou Alexandre Paradeda, técnico de Jorge Zarif.

Sobre o atleta

O principal resultado de Jorge Zarif na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o Atleta do Ano.

Foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também foi campeão da Star Sailors League 2018 e campeão Mundial de 2018.

O objetivo do velejador é chegar pronto para Tóquio 2021, sua terceira olimpíada na carreira. Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, Jorginho foi como reserva com apenas 15 anos.

Jorge Zarif é patrocinado por Marinha do Brasil, PGL, Mitsubishi Motors Brasil e Zhik.

As redes sociais de Jorge Zarif

A página oficial do atleta no Facebook https://www.facebook.com/JorgeZarifOficial
E veja as fotos do velejador no Instagram: @JorgeZarif

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net

 

 
Leia também...
14.05.2021

Brasileiro disputou Europeu e Mundial de Finn em Portugal, além de testar equipamento para Tóquio 2020

06.05.2021

Brasileiro está há mais de um mês na Europa se preparando para os Jogos Olímpicos

26.04.2021

Brasileiro está na cidade do Porto ao lado do treinador Alexandre Paradeda

14.04.2021

Brasileiro consegue melhorar resultados em Vilamoura, em Portugal